CIDADANIA

UFRN planeja começar ano letivo de 2022 em 28 de março de forma presencial

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, teve reunião com os diretores de Centro, Institutos e Unidades Acadêmicas Especializadas, na terça-feira (7), para planejar as atividades acadêmicas do ano letivo de 2022.

Durante o encontro, o reitor explicou que o Comitê Covid-19 da UFRN vem acompanhando a situação da pandemia desde março de 2020 e chegou ao entendimento de que é possível realizar o retorno presencial das atividades acadêmicas para o período letivo de 2022, previsto para iniciar em 28 de março de 2022. O grupo de especialistas reforçou ainda a importância do avanço da vacinação para possibilitar a volta presencial, bem como a necessidade de acompanhamento constante do cenário.

Outro ponto citado foi a Lei 14.040, que estabelece normas educacionais excepcionais durante a pandemia somente até o encerramento ano letivo de 2021. Desse modo, as outras instituições públicas de ensino superior do estado estão também em processo de planejamento de retorno presencial das atividades acadêmicas.

Os gestores discutiram ainda sobre os períodos letivos de 2022.1 e 2022.2, bem como a respeito das atividades dos grupos de risco que estão resguardados pela legislação e sobre a manutenção do não cancelamento de curso por abandono, decurso de prazo ou insuficiência de desempenho acadêmico, visto que os estudantes precisam de um período de readaptação ao modelo presencial.

Diálogo

A Reitoria ressaltou a importância de os gestores promoverem a discussão junto à comunidade universitária sobre a possibilidade de retorno presencial. De acordo com comunicado, haverá encontros com as representações de técnicos, docentes e estudantes sob a coordenação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo