CULTURA

27ª Fiart começa nesta sexta no Centro de Convenções de Natal com artesãos de todo o Brasil; entrada exige passaporte vacinal

A 27ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) começa nesta sexta-feira, 28, no Centro de Convenções de Natal. O evento conta com 210 estandes e mais de 800 artesãos de vários lugares do Brasil e do mundo. A entrada custa R$ 5 e exige o passaporte de vacina, conforme decretado pelo Estado no dia 18 deste mês.

Com programação cultural, a feira segue até o dia 6 de fevereiro e funciona sempre das 16h às 22h. Segundo os organizadores, a programação do evento tem a proposta de levar uma diversidade de produtos e servir de vitrine de arte e cultura nacionais e internacionais. A feira busca aproximar, valorizar e dar espaço às manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular e outros aspectos.

A feira também busca promover a brasilidade e fortalecer a economia criativa. Durante todos os dias do evento, haverá apresentações culturais a partir das 17h. Dentre as atrações, estão o cortejo de abertura com trios de Forró e grupos percussivos (Folia de Rua, Pau e Lata e Nação Zambêracatu). A abertura desta sexta-feira também conta com os cordelistas da Casa do Cordel, além de Leidson Felix, para a recitação de versos da literatura de cordel a partir das 18h.

A feira vai seguir medidas de prevenção relativas à Covid-19, com uso obrigatório de máscara; e orientação para higiene das mãos e para manter distanciamento. A organização garante que todos os expositores, equipe e visitantes terão que apresentar no credenciamento o comprovante de vacina. Na parte externa da feira, haverá um posto de vacinação da prefeitura de Natal para aqueles que desejarem se vacinar.

Segundo a organização, a Fiart vai acontecer normalmente, apesar do decreto do governo estadual que cancelou o apoio logístico e financeiro a eventos. A organização afirma que por se tratar de um evento que promove a cultura popular e a economia criativa, o apoio foi garantido.

Outras atrações
A programação cultural segue às 19h com a Mostra de Cultura, com palco aberto para a Palhaçaria com apresentações de palhaças do Rio Grande do Norte e de diversos locais do Brasil. Grupos de dança, manifestações folclóricas, João Redondo e o rabequeiro Caio Padilha também fazem parte da programação.

A partir das 20h tem início os shows, com artistas como Deusa do Forró, Lene Macedo, Samara Alves, Frevo do Xico. Além disso, haverá o Festival Parafolclore, de 2 a 5 de fevereiro, sempre das 18h às 20h30.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo