Ex-diarista de Macaíba (RN) muda de vida depois de participar de Campeonato Mundial de Xadrez na Polônia
Natal, RN 26 de abr 2024

Ex-diarista de Macaíba (RN) muda de vida depois de participar de Campeonato Mundial de Xadrez na Polônia

28 de fevereiro de 2022
2min
Ex-diarista de Macaíba (RN) muda de vida depois de participar de Campeonato Mundial de Xadrez na Polônia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Moradora da cidade de Macaíba, na região metropolitana de Natal, Cibele Florêncio, de 24 anos, trabalhava fazendo faxinas quando teve a oportunidade de participar do Campeonato Mundial de Xadrez, realizado entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2021, na Polônia.

Cibele, que começou um novo emprego este mês no setor de limpeza do Hospital Rio Grande, que também se tornou seu patrocinador, e vai começar a estudar Educação Física na Uninassau por causa de uma bolsa de ensino, teve sua história publicada em uma matéria no jornal Folha de São Paulo desta segunda (28).

A enxadrista potiguar aprendeu a jogar na escola, por causa de aulas obrigatórias de xadrez. Em sua primeira competição, aos 9 anos, saiu como vice-campeã. De origem humilde, a jovem nunca teve tempo para se dedicar aos treinos, como faria uma jogadora profissional. Em 2014 o projeto acabou e Cibele passou a praticar o xadrez sozinha. Um ritmo de treino bem diferente das oito horas de dedicação exclusiva que enxadristas profissionais costumam ter.

Foi graças aos ex-patrões que ela conseguiu pagar os R$ 150 de inscrição para o Campeonato Nacional, de onde saiu como vice-campeã. Foi com esse resultado que ela conseguiu a vaga para o Mundial, porém, a inscrição no valor de 300 dólares, além de passagem e hospedagem, era por conta dela.

Mesmo tendo conseguido levantar algum dinheiro por meio de uma vaquinha, o valor ainda estava bem distante do mínimo necessário. Foi um dos diretores do hospital que hoje patrocina Cibele que pagou a passagem aérea e a hospedagem da enxadrista. Os ex-patrões ainda entraram com o passaporte, que a jovem não tinha, e com as roupas de frio.

Apesar de ter ficado entre os últimos lugares no Mundial, o treinador da equipe olímpica feminina consultado pela Folha apontou que Cibele jogou de maneira impressionante e que a jovem tem um grande talento e nível elevado. Apesar do trabalho e da faculdade que está para começar, Cibele espera um dia poder se dedicar integralmente ao xadrez, como fazem os atletas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.