TRABALHO

Governo Fátima promove quase 90% dos agentes de segurança pública do RN

O Governo do Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 9 mil promoções para servidores das forças de segurança ao longo da atual gestão. Ao todo, 9.561 promoções foram aplicadas, o que representa 87,59% do efetivo total.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN), este é o maior volume de promoções dentro de um único governo estadual. O titular da pasta, coronel Francisco Araújo Silva, destaca o protagonismo da governadora Fátima Bezerra (PT).

“Um volume tão grande assim de benefícios e tão significativo, só demonstra o tamanho do compromisso da professora Fátima Bezerra com os servidores que lutam pela segurança pública, e este investimento retorna para a população em forma de dedicação e ainda mais motivação para o exercício da profissão. Quando valorizados, todos ganham”, declarou o secretário de Segurança.

O número deve ainda ser ampliado para quase 10 mil neste mês de abril, com a previsão de mais 300 promoções para policiais militares. A PM foi a instituição que recebeu o maior número de promoções. Na corporação, mais de 8.204 promoções foram aplicadas, o que representa 97,85% de todo o efetivo. Desse total, 8.011 são praças e 193 oficiais.

Polícia Civil
De 1º de janeiro de 2019 até o dia 06 de abril deste ano, foram 371 promoções aos servidores da Polícia Civil, sendo 239 agentes, 44 escrivães e 88 delegados.

Bombeiros
No Corpo de Bombeiros Militar, são 488 promoções no total, entre praças e oficiais.

Itep
No Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) 100% dos 498 servidores foram promovidos, com a reestruturação de carreiras .

Novos servidores

Além disso, o Governo do RN já está em processo de elaboração a minuta do edital para um novo concurso na PM, com a previsão de 1.148 vagas para praças combatentes e músicos.

Para o Corpo de Bombeiros Militar, uma nova turma com 150 alunos soldados será convocada ainda este ano.

Com etapas de concurso público em andamento, a Polícia Civil terá 301 novos servidores ao final do processo.

No Itep-RN, a instituição também aguarda a conclusão do processo para a cobertura de 276 vagas.

Novos departamentos de investigação

O governo também investiu em inteligência na Polícia Civil. Instalou o Complexo Anticorrupção, integrado pelo Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Deccor-LD); e Departamento de Inteligência Policial (DIP), da Polícia Civil (PCRN).

Também implementou, em 2019, o Serviço de Atendimento à Mulher 24h, bem como o Núcleo Policial de Enfrentamento ao Crime de Feminicídio, na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Criou o Núcleo de Investigação Policial de Mortes de Agentes de Segurança Pública (Nimas), na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

E inaugurou, em agosto de 2021, a Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo