Casos de dengue sobem mais de 1.500% no RN; Prefeitura de Natal declara emergência e Estado vai publicar decreto
Natal, RN 17 de mai 2024

Casos de dengue sobem mais de 1.500% no RN; Prefeitura de Natal declara emergência e Estado vai publicar decreto

18 de maio de 2022
4min
Casos de dengue sobem mais de 1.500% no RN; Prefeitura de Natal declara emergência e Estado vai publicar decreto

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte já registra até o dia 7 de maio deste ano um aumento de 1.503% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2021, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). De 806 casos no ano passado, o RN saltou para 12.927 em 2022. Com a região metropolitana de Natal entre as áreas de maior aumento da doença, a Prefeitura do Natal decretou situação de emergência, na noite desta terça (17), pelo prazo de 90 dias.

O monitoramento do Departamento de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Natal observou que nas últimas semanas houve um aumento exponencial nas notificações, principalmente, das zonas Sul, Norte 1 e Oeste da capital, onde estão localizados os bairros de Pajuçara, Lagoa Azul, Nossa Senhora de Nazaré, Cidade da Esperança,  Felipe Camarão e Guarapes. Até 7 de maio, foram registrados na capital um total de 4.157 casos prováveis de dengue, 218 de Chikungunya e 31 de zika, de acordo com o boletim da Sesap.

Além da Prefeitura do Natal, o Governo do Estado também vai publicar, até esta quinta (19), um decreto de estado de emergência. O objetivo é tornar as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses, mais rápidas. Há a previsão de envio de kits de testagem para dengue, zika e chikungunya pelo Ministério da Saúde (MS). O material está em falta em, pelo menos, sete estados além do RN. É o caso do Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e do Distrito Federal. Segundo o MS, há dificuldade para importação dos insumos usados nos testes por causa da crise sanitária na Ásia e da guerra na Ucrânia.

A forma mais eficiente de prevenir a dengue, zika e chikungunya é evitar o surgimento do mosquito que cresce em água parada. Por isso, é preciso manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais; não colocar lixo em terrenos baldios; manter caixas d´água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Natal

Saiba Mais:

Arboviroses?

São as doenças transmitidas por meio do mosquito Aedes Aegypti: a dengue, zika, chikungunya e a febre amarela, menos comum no estado.

Kelly Lima, Coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Natal

Casos de dengue, chikungunya e zika na região metropolitana de Natal I Fonte: Sesap

Sintomas

Disque Dengue

A população pode informar a Prefeitura de Natal sobre os casos de dengue, zika ou chikungunya pelos telefones: 0800 285 9435 ou 3232 9435.

Já a Sesap criou a página NOTIFICA RN para que as pessoas possam registrar possíveis focos do mosquito ou das arboviroses.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.