TRABALHO

Processo seletivo de profissionais para o programa de qualificação “Gente do Campo” tem inscrições prorrogadas no RN

A Emater-RN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) prorrogaram o prazo de inscrições do novo edital para seleção do Programa Gente do Campo, a fim de preencher vagas remanescentes do processo seletivo realizado no ano passado. Agora, os candidatos tem até o dia 21 de maio para preencher a inscrição. Confira aqui o novo calendário.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet, na área do candidato, através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico https://forms.gle/3tr2RZiLwVvcacLd8 . Os candidatos que não preencherem corretamente o formulário ou não anexarem a documentação da forma indicada pelo edital, serão eliminados do processo seletivo.

O número total de bolsas serão sete para vagas remanescentes, sendo cinco para técnico agrícola, técnico em agropecuária ou técnico em agroecologia; uma para médico veterinário; e uma para assistente social ou cientista social ou sociólogo ou educador do campo ou pedagogo.

Além dessas, serão oferecidas 66 para formação de cadastro de reserva nas seguintes áreas: Assistente Social ou Cientista Social, ou Sociólogo, ou Educador do Campo ou Pedagogo; Engenheiro Agrônomo ou Tecnólogo em Agroecologia ou Ciências Agrárias; Engenheiro de Pesca ou Tecnólogo em Aquicultura; Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária ou Técnico em Agroecologia; Técnico em Cooperativismo; Tecnólogo em Cooperativismo ou Tecnólogo em Gestão de Cooperativismo; Médico Veterinário; Zootecnista; Analista de Sistemas; Audiovisual; e Secretário Executivo.

As vagas serão distribuídas entre os Núcleos Estratégicos de Ater (NEAs) pelo Rio Grande do Norte e o Escritório Central de Natal, a depender da formação do candidato. O edital completo está disponível no site da Emater-RN.

Para as sete vagas remanescentes, os aprovados como educandos-bolsistas de nível médio serão matriculados no curso superior em Tecnólogo em Agroecologia pela Uern, desenvolvendo as atividades acadêmicas pelo período de 38 meses, onde cursarão e deverão fazer jus ao título de Graduação de Tecnólogo em Agroecologia.

Os selecionados com formação em nível superior terão atividades durante 14 meses, realizando o curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar também pela Uern.

O valor mensal da bolsa para o nível médio será de R$ 1.200,00 e, para o nível superior, de R$ 2.000,00. A seleção será por meio de análise curricular e entrevista.

FORMAÇÃO

O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da Emater-RN, em parceria com a Uern.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo