Lançamento de novo livro de Lilia Moritz Schwarcz ocorre nesta quarta (10) no auditório da Reitoria da UFRN
Natal, RN 27 de abr 2024

Lançamento de novo livro de Lilia Moritz Schwarcz ocorre nesta quarta (10) no auditório da Reitoria da UFRN

8 de agosto de 2022
3min
Lançamento de novo livro de Lilia Moritz Schwarcz ocorre nesta quarta (10) no auditório da Reitoria da UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar
Com o objetivo de fomentar as discussões historiográficas a respeito do processo de independência Brasileiro, o Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, elaborou o ciclo de conferências do Bicentenário da Independência do Brasil.
A programação do evento conta com sete conferências, que já receberam grandes nomes da historiografia Brasileira como, Miriam Dolhnikoff e João Paulo Pimenta. Na quarta-feira (10), às 19h, no Auditório da Reitoria/UFRN, a edição contará com a Professora da Universidade de São Paulo, Lilia Moritz Schwarcz, que na ocasião lançará o seu livro O Sequestro da Independência (Companhia das Letras, 2022).
Um sequestro continuo
Um passado que jamais existiu é o tema do mais novo livro da Antropóloga e Historiadora, Lilia Moritz Schwarcz. Segundo a sua apresentação oficial, O Sequestro da Independência, publicado neste ano, é o resultado de uma extensa pesquisa imagética a respeito do percurso histórico que contribuiu para silenciar outras narrativas possíveis para a Independência, suscitando o que os autores chamam de “uma política de sequestros”.
Para além de O Sequestro da Independência, a vasta obra da premiada pesquisadora Lilia Moritz Schwarcz se propõe a reconstituir a história Brasileira sem floreios. No programa Roda Viva, exibido em comemoração aos 198 anos da Independência do Brasil, ela resgatou a importância de rever a narrativa Europeia, masculina e imperial em torno do acontecimento. “O ciclo da independência não está cumprido, nós ainda carregamos resquícios de um Brasil colonial”. Defendeu Lilia.
Durante o seu percurso profissional como Antropóloga, Historiadora e professora da Universidade de São Paulo – USP, Lilia produziu títulos premiados Nacional e Internacionalmente, como o Retrato em Branco e Negro (Companhia das Letras, 2017) (prêmio APCA), um resgate da maneira que o negro, ex-escravizado e excluso da sociedade, era visto pela elite branca da cidade de São Paulo entre 1870 e 1890. Desde então, a sua obra a colocou como uma das maiores estudiosas do Brasil do século XIX.
Serviço:
Lançamento do livro O Sequestro da Independência de Lilia Moritz Schwarcz
Local: Auditório da Reitoria/UFRN
Data e horário: quarta-feira (10), às 19h.
O livro
O Sequestro da Independência de Lilia Moritz Schwarcz está disponível na Livraria Cooperativa Cultural e no seu lançamento, juntamente aos seguintes títulos da autora: A Bailarina da Morte: a Gripe Espanhola no Brasil (Companhia das Letras, 2020); As Barbas do Imperador (Companhia das Letras, 1998); Brasil: uma Biografia (Companhia das Letras, 2015); O Circo do Amanhã (Companhia das Letrinhas, 2014); Crise Colonial e Independência: 1808 A 1830 (Objetiva, 2011); D. João Carioca (Quadrinhos da Cia, 2007); De Olho em D. Pedro II (Claro Enigma, 2009); Dicionário da Escravidão e Liberdade (Companhia das Letras, 2018); Dicionário da República (Companhia das Letras, 2019); Enciclopédia Negra (Companhia das Letras, 2019); O Espetáculo das Raças (Companhia das Letras, 1993); O Império em Procissão (Zahar, 2000); Lima Barreto: triste Visionário (Companhia das Letras, 2017); Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira (Claro Enigma, 2013); Reinações de Monteiro Lobato (Companhia das Letrinhas, 2019); Sobre o Autoritarismo Brasileiro (Companhia das Letras, 2019);  Uma Amizade (im)Possível (Companhia das Letrinhas, 2014).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.