TRANSPARÊNCIA

UFRN tem 21 cursos com nota máxima no Enade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) avançou na avaliação dos cursos de graduação, conforme o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021, divulgado na segunda-feira (12). Da seleção de cursos avaliados nesse último ciclo, a universidade ampliou o número de cursos com conceito 4 ou 5 (notas de excelência), passaram de 45,5%, em 2017, para 56,1%, na edição 2021.

De acordo com a instituição, o número total de cursos, no último triênio, com conceito 4 ou 5 subiu de 60,9% para 65,8%. Atualmente, das 82 graduações que participam do Enade na Instituição, 21 cursos possuem conceito máximo; 33, conceito 4; 20, conceito 3; e oito cursos estão com conceito 2.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, declarou que o avanço é fruto do compromisso da comunidade universitária com a Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos, bem como da dedicação dos estudantes na realização do Exame. A Política orienta as graduações a analisarem os resultados anteriores e planejarem suas ações, objetivando a melhoria do desempenho no Enade e o aperfeiçoamento da qualidade acadêmica.

“É com grande alegria que celebramos mais essa conquista da UFRN, que demonstra o compromisso institucional com a excelência acadêmica”, comemorou o gestor.

O Enade avalia o desempenho dos estudantes com relação a “conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso”. Considera ainda habilidades dos estudantes na evolução do conhecimento e “competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento”.

Os cursos que participaram do Exame em 2021, em todo o Brasil, foram Artes Visuais (Licenciatura), Ciência da Computação (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Design, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Física (Licenciatura), Formação Geral – Desempenho Linguístico, Formação Geral, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História (Bacharelado e Licenciatura), Letras – Inglês (Licenciatura), Letras – Português (Licenciatura), Letras – Português e Espanhol (Licenciatura), Letras – Português e Inglês (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Música (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Química (Bacharelado e Licenciatura), Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Redes de Computadores.

Os resultados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Confira quais são os cursos da UFRN com nota máxima, 5:

2021
Ciência da Computação
Educação Física Bacharelado
Educação Física licenciatura
Geografia licenciatura (CCHLA)
Letras Inglês
Letras língua portuguesa
Pedagogia (CE)

2019
Arquitetura e Urbanismo
Enfermagem (CCS)
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Fisioterapia (CCS)
Fonoaudiologia
Medicina (CCS)
Nutrição (CCS)
Nutrição (FACISA)

2018
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Direito (CCSA)
Psicologia (CCHLA)
Serviço Social

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo