UFRN tem 21 cursos com nota máxima no Enade
Natal, RN 27 de abr 2024

UFRN tem 21 cursos com nota máxima no Enade

13 de setembro de 2022
3min
UFRN tem 21 cursos com nota máxima no Enade

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) avançou na avaliação dos cursos de graduação, conforme o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021, divulgado na segunda-feira (12). Da seleção de cursos avaliados nesse último ciclo, a universidade ampliou o número de cursos com conceito 4 ou 5 (notas de excelência), passaram de 45,5%, em 2017, para 56,1%, na edição 2021.

De acordo com a instituição, o número total de cursos, no último triênio, com conceito 4 ou 5 subiu de 60,9% para 65,8%. Atualmente, das 82 graduações que participam do Enade na Instituição, 21 cursos possuem conceito máximo; 33, conceito 4; 20, conceito 3; e oito cursos estão com conceito 2.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, declarou que o avanço é fruto do compromisso da comunidade universitária com a Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos, bem como da dedicação dos estudantes na realização do Exame. A Política orienta as graduações a analisarem os resultados anteriores e planejarem suas ações, objetivando a melhoria do desempenho no Enade e o aperfeiçoamento da qualidade acadêmica.

“É com grande alegria que celebramos mais essa conquista da UFRN, que demonstra o compromisso institucional com a excelência acadêmica”, comemorou o gestor.

O Enade avalia o desempenho dos estudantes com relação a “conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso”. Considera ainda habilidades dos estudantes na evolução do conhecimento e “competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento”.

Os cursos que participaram do Exame em 2021, em todo o Brasil, foram Artes Visuais (Licenciatura), Ciência da Computação (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Design, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Física (Licenciatura), Formação Geral - Desempenho Linguístico, Formação Geral, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História (Bacharelado e Licenciatura), Letras - Inglês (Licenciatura), Letras - Português (Licenciatura), Letras - Português e Espanhol (Licenciatura), Letras - Português e Inglês (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Música (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Química (Bacharelado e Licenciatura), Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Redes de Computadores.

Os resultados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Confira quais são os cursos da UFRN com nota máxima, 5:

2021
Ciência da Computação
Educação Física Bacharelado
Educação Física licenciatura
Geografia licenciatura (CCHLA)
Letras Inglês
Letras língua portuguesa
Pedagogia (CE)

2019
Arquitetura e Urbanismo
Enfermagem (CCS)
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Fisioterapia (CCS)
Fonoaudiologia
Medicina (CCS)
Nutrição (CCS)
Nutrição (FACISA)

2018
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Direito (CCSA)
Psicologia (CCHLA)
Serviço Social

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.