IFRN Parnamirim oferece cursos em tecnologia para jovens de 15 a 29 anos da comunidade externa
Natal, RN 17 de jul 2024

IFRN Parnamirim oferece cursos em tecnologia para jovens de 15 a 29 anos da comunidade externa

16 de janeiro de 2023
4min
IFRN Parnamirim oferece cursos em tecnologia para jovens de 15 a 29 anos da comunidade externa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Sete cursos de extensão, de 20h, serão ofertados de forma gratuita pelo IFRN Parnamirim. As inscrições estão abertas até a quinta-feira (19) ou até o preenchimento das vagas. A ação tem o objetivo de reduzir o desemprego de jovens por meio da capacitação em tecnologia e inovação no contexto da Indústria 4.0.

A seleção para as turmas de 20 estudantes será feita por ordem de inscrição. Podem participar jovens de 15 a 29 anos, sejam ex-estudantes ou integrantes da comunidade externa ao Campus Parnamirim. As inscrições são realizadas de forma online, por meio de preenchimento do formulário.

As aulas serão realizadas de 23 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023. O Espaço 4.0 é uma parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, voltado à promoção de cursos de capacitação profissional para jovens oferecido pelo Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Informações: [email protected].

Automação na indústria 4.0 com CLP (20h)

Com aulas presenciais às quintas e sextas, das 8h - 12h, os objetivos do curso são: reconhecer componentes da Automação Industrial; conexões entre sensores/atuadores e CLP, resolução de problemas com CLP, conhecer protocolos de comunicação industrial e desenvolver habilidades para trabalhar em equipes. CLP significa Controlador Lógico Programável.

Tecnologias de Comunicação para Internet das Coisas para Cenários Industriais (20h)

Com o objetivo de apresentar as principais tecnologias de comunicação, de implementar soluções de conectividade em cenários industriais a partir de tecnologias de comunicação IoT, de monitorar, desenvolver e aprimorar a conectividade entre dispositivos IoT em cenários industriais, a turma terá aula às segundas e sextas, no horário das 8h às 12h. IoT é a sigla em inglês para Internet das Coisas.

IoT – Internet of Things - Internet das Coisas (20h)

Conhecer técnicas e ferramentas para IoT, empregar o uso de mensagens entre os dispositivos, desenvolver uma aplicação simples IoT, desenvolver habilidades para trabalho em equipe e conhecer as tendências atuais em IoT estão entres os objetivos do curso, que terá aulas às segundas e quintas, no horário das 14h às 18h.

Desenho de produtos para Manufatura Aditiva (20h)

As aulas desse curso preveem utilizar ferramentas de Desenho Auxiliado por Computador para modelagem de peças em 3D, aplicar os conhecimentos da ferramenta CAD para o planejamento e fabricação de peças por manufatura aditiva (impressão 3D) e conhecer a operação de impressoras 3D; elas acontecerão às segundas e quartas-feiras, sempre entre 8h e meio-dia.

Profissional 4.0 (20h)

As aulas vão das 18h às 22h das terças e quintas nesse curso, que se propõe a: debater sobre o futuro do trabalho; conhecer as Soft Skills requisitadas dos profissionais; identificar a importância do planejamento para construir uma carreira profissional; reconhecer a estrutura de um currículo profissional; identificar as etapas de um processo seletivo.

Introdução à Programação Web (20h)

Às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, essa turma vai aprender conteúdos como: ter conhecimento de como funciona um site Web (cliente servidor, protocolo HTTP), estruturar a página Web com a linguagem HTML, estilizar a página com CSS e desenvolver um pequeno site Web.

Programação Móvel (20h)

Para esse curso – com aulas às terças e quintas, das 8h às 12h – os objetivos são: criar aplicativos móveis em uma linguagem com interface simples e ambiente de programação; conhecer e aplicar os componentes básicos; usar os recursos nativos do dispositivo móvel; desenvolver um pequeno aplicativo móvel; e gerar o aplicativo e aprender a publicá-lo.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.