Carnaval em Natal: diversidade é o que define o Bloco dos Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens
Natal, RN 24 de mai 2024

Carnaval em Natal: diversidade é o que define o Bloco dos Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens

18 de fevereiro de 2023
3min
Carnaval em Natal: diversidade é o que define o Bloco dos Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Karen Sousa

Pluralidade e liberdade: são essas as palavras que marcam o Bloco dos Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens, um dos tradicionais de Ponta Negra e que é levado à rua desde 2005. Definido como um bloco que “cabe todo mundo", o tema que ele carrega no ano de 2023 é o da diversidade.

É na Praça Ecológica de Ponta Negra, mais conhecida como Praça dos Gringos, que o bloco se junta para fazer a festa neste sábado de Carnaval (18). A concentração acontece às 16h para iniciar o caminho até o Praia Shopping. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Os poetas do nome do bloco representam toda a poesia e boemia presente na região, como dito por Hugo Manso, um dos fundadores junto com Edmar Viana, jornalista e chargista eternizado no carnaval de Ponta Negra e lembrado pelas obras de ilustração, como Cartão Amarelo. Já os carecas fazem referência não somente a quem perde os cabelos na velhice, mas ao Morro do Careca localizado ali.

As bruxas, por sua vez, são uma representação das mulheres que frequentam o bloco e os lobisomens são todos aqueles que não se encontram nos outros grupos, afirma Hugo. Não só presente no nome, os poetas, carecas, bruxas e lobisomens são retratados nos bonecos gigantes, confeccionados pelo artista plástico João Natal. Além dos bonecos característicos, também fazem parte do carnaval do bloco algumas figuras do folclore nordestino, como personagens da lenda do Boi de Reis.

Alegria é um dos elementos próprios do bloco, conta Hugo Manso, e é assim que ele quer que continue sendo.

“O tema é diversidade, mas o bloco por si só é diverso. E queremos que ele continue sendo assim: variado e irreverente”, completa.

E é com a marchinha que diz “vamos fazer o nosso carnaval ser o carnaval de todo mundo”, que o Bloco dos Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens chama toda a população para a folia neste sábado. A festa começa às 16h, com um show de Diogo das Virgens, seguido pela participação da banda Frevo do Xico e o desfile com os bonecos gigantes, às 18h. A última apresentação é do DJ Samir, às 21h30.

SAIBA MAIS Guia para passar o Carnaval em Natal; veja programações

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.