RN recebe 32.400 doses da vacina bivalente contra Covid-19; idosos e imunossuprimidos serão prioridade
Natal, RN 24 de jun 2024

RN recebe 32.400 doses da vacina bivalente contra Covid-19; idosos e imunossuprimidos serão prioridade

9 de fevereiro de 2023
2min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio grande do Norte recebeu, na tarde desta quarta (8), um total de 32.400 doses da vacina bivalente contra a Covid-19. A vacinação começará apenas no dia 27 de fevereiro e a prioridade será os idosos com mais de 70 anos e pessoas com imunossupressão.

A primeira fase de vacinação também contempla as comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A vacina é recomendada para pessoas a partir dos 12 anos de idade. Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, devem completar o esquema vacinal já previsto com as vacinas COVID-19 monovalentes.

As formulações bivalentes da vacina BNT162b2 (PfizerBioNTech) COVID-19 foram autorizadas de forma temporária e emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 22 de novembro de 2022. Os imunizantes foram elaborados para oferecer uma proteção extra contra a variante ômicron e as subvariantes.

Cada frasco tem seis doses e já vêm prontas para uso e são indicadas para pessoas a partir de 12 anos de idade. Para a dose de reforço com a vacina bivalente, é necessário ter tomado pelo menos duas primeiras doses da vacina monovalente, com intervalo de quatro meses. É importante lembrar que as vacinas monovalentes continuam sendo eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações.

As fases da vacinação

A aplicação das vacinas será dividida em fases, sendo a primeira voltada para as pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Já a fase 2 é destinada às pessoas entre 60 e 69 anos; a fase 3 para gestantes e puérperas e fase 4 para profissionais de saúde.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.