Geoparque Seridó promove capacitação em geoturismo e sustentabilidade
Natal, RN 27 de abr 2024

Geoparque Seridó promove capacitação em geoturismo e sustentabilidade

11 de março de 2023
3min
Geoparque Seridó promove capacitação em geoturismo e sustentabilidade

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com o objetivo de fomentar e oportunizar o geoturismo para a comunidade do território, o Seridó Geoparque Mundial da Unesco promove cursos de capacitação para profissionais do turismo e interessados na área, nos dias 31 de março e 1° de abril, no território do Geoparque. Para os que desejam participar, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na página principal do evento.

A capacitação faz parte do projeto Fortalecimento do geoturismo no Seridó Geoparque Mundial da Unesco: formação, capacitação e suporte aos guias e condutores de turismo para a sustentabilidade, oportunizado pelo Sebrae RN em parceria com a Fapern e o Governo do Estado.

O coordenador científico do Geoparque Seridó, Marcos Nascimento, explica que a ideia é promover cursos de fácil acesso com profissionais especialistas das áreas que dialogam com o geoturismo, um turismo de natureza baseado na sustentabilidade e na conservação patrimonial, em uma linguagem simples e acessível para a comunidade. O coordenador comenta que todos os materiais foram elaborados pelos ministrantes experientes e capacitados na temática. Haverá emissão de certificados e não é preciso ter formação acadêmica para participar dos cursos.

São oferecidos três níveis da capacitação voltada para os guias de turismo, artesãos e condutores locais, direcionando a aplicação de dinâmicas sustentáveis às suas atividades, e para aqueles que possuem interesse na área. O Geoparque Seridó e o seu território serão utilizados como exemplos nas partes teóricas e práticas. Marcos Nascimento esclarece que foram selecionados componentes especiais para cada módulo, a fim de conectar os alunos com novas tecnologias, meio ambiente, educação, comunicação e conceitos fundamentais do assunto.

Os cursos são disponibilizados em módulos e em dois formatos: teórico e totalmente remoto, por meio de videoaulas ou prático, com experiências dentro do território do Geoparque Seridó. O curso A possui dois módulos, sendo remoto, e apresentando temáticas ligadas à introdução ao geoturismo. O curso B também conta com dois módulos e é remoto, com a abordagem de assuntos relacionados à formação teórica de condutores sustentáveis, contemplando todo o Curso A. Já o curso C é presencial, com a formação prática de condutores sustentáveis nos dias 31 de março e 1° de abril, nos municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas. Os valores de cada curso podem ser encontrados no site.

Em caso de dúvidas relacionadas ao curso, os interessados podem entrar em contato via WhatsApp pelo número (84) 99670-7882.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.