Estudantes do RN representam Brasil em festival de artes do Mercosul
Natal, RN 27 de abr 2024

Estudantes do RN representam Brasil em festival de artes do Mercosul

27 de maio de 2023
Estudantes do RN representam Brasil em festival de artes do Mercosul

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A artista Cabocla de Jurema (Eva Rocha), estudante de Ecologia da Ufersa, em Mossoró, e o cantor Paulo Café, estudante de Produção Cultural do IFRN, em Natal, representam o Brasil no segmento música, na programação do 1º Festival Universitário de Artes do Mercosul (FUA), realizado em Buenos Aires, Argentina.

O duo apresenta canções autorais e poemas que fazem referência às culturas nordestina e afro-brasileira neste sábado (27), no auditório da Rádio Nacional, a partir das 15h, com mais de 20 atrações musicais, que incluem também as linguagens do audiovisual, artes cênicas e visuais.

A programação completa pode ser acessada em: una.edu.ar/noticias/se-viene-el-fua-mercosur_38676

Paulo lembra que o encontro dos artistas ocorreu de forma inusitada: "Um dia estava batendo um pandeiro, tocando coco, em frente ao Bardallo’s (Beco da Lama). Do nada surge Eva querendo cantar umas canções também. Foi certeira a nossa conexão. Alguns meses depois nos encontramos novamente, no mesmo palco, nos Largos da Lapa no Rio de Janeiro-RJ. Na ocasião, fomos aprovados no edital da mostra musical universitária da 13º Bienal da UNE, onde representamos o RN no segmento da música, abrindo a noite e o palco para Baiana System, ela tocando percussão na minha apresentação e eu sendo DJ na dela."

Paulo Café destaca ainda a importância da apresentação para ambos, que são artistas e produtores independentes. "Fomentar a cultura das produções autorais é fundamental para a construção e continuidade da produção de um artista", diz.

"Esperamos que após essa apresentação várias novas portas e espaços estejam abertos nacionalmente e internacionalmente. Que também possamos mostrar para outros artistas que estão na universidade, que as possibilidades estão aí e que as aproveitem, pois, hoje estamos indo fazer esse show justamente por estarmos dentro da faculdade.", completa.

Cabocla de Jurema diz que é a primeira vez de ambos fora do Brasil e comenta a ida deles ao evento: "Está sendo maravilhoso poder vir do Brasil, do Nordeste, e representar a nossa arte, a nossa cultura, o nosso povo e a nossa resistência em outro país; mostrar pra outras pessoas o que a gente faz. E estou muito feliz por estar construindo isso com Paulo Café, que foi uma pessoa que eu conheci assim no meio da rua, de forma despretensiosa, e hoje a gente está aqui trazendo a nossa arte e a nossa resistência."

Sobre Cabocla e Café

Eva Rocha é estudante do curso de Ecologia da Ufersa. Conhecida como Cabocla de Jurema, a artista apresenta em suas músicas a fusão de gêneros musicais da cultura afro, como o soul, reggae e o rap. Cabocla de jurema fala sobre o racismo estrutural e o machismo que se refletem na discriminação social, racial, no sexismo e na violência contra a mulher. O seu primeiro EP lançado no ano de 2022, AJÉ, traz referências da música de terreiro, a ancestralidade e a resistência dos povos tradicionais e ancestrais do sertão nordestino. AJÉ é a feitiçaria, é a cura através do canto.

Paulo Café é estudante de Produção Cultural do IFRN, compositor, cantautor e produtor cultural, nascido em Recife-PE e radicado em Garanhuns-PE. Em seus 10 anos de carreira, Café idealizou e participou de vários projetos culturais, sendo eles na música, enquanto artista, e na produção de eventos, como realizador cultural. Apresentações no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), mostras de música autoral, Festival Fazenda Macuca, Bienal da UNE, marcam a trajetória do artista. Em 2021, lançou seu primeiro EP: Jardins. Albúm das brasilidades, do ijexá ao brega que afirma o marco de sua carreira solo e identidade musical.

Serviço| Festival de Artes - 1º Festival Universitário de Artes do Mercosul
Data: 27 de Maio de 2023
Local: Auditório Radio Nacional Argentina
Horário: 17h
Entrada gratuita

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.