A música do RN perde uma de suas grandes alegrias: Paulo Souto, o Txio Paulinho
Natal, RN 15 de jun 2024

A música do RN perde uma de suas grandes alegrias: Paulo Souto, o Txio Paulinho

11 de junho de 2023
A música do RN perde uma de suas grandes alegrias: Paulo Souto, o Txio Paulinho

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na madrugada deste domingo (11) o instagram da Banda DuSouto confirmou a morte do músico potiguar Paulo Souto, que lutava contra um câncer. "É com uma enorme tristeza que informamos que Tio Paulinho fez sua passagem! Nosso ícone da cultura potiguar, pai, marido, filho, irmão, amigo e pessoa gigantesca descansou.", diz a postagem da banda.

O velório do músico será a partir do meio dia deste domingo (11), no Centro de Velório São José (R. São José, 1248 - Lagoa Nova), e o sepultamento está marcado para às 18h no Morada da Paz (Emaús).

O músico Paulo Souto, chamado também de Txio Paulinho, completou 20 anos à frente da banda DuSouto, em 2023. Em 2021, foi surpreendido com diagnóstico de câncer de colón retal. Desde então, iniciou uma série de campanhas de arrecadação de recursos para ajudar a lutar contra a doença e a sua produção musical.

Quando lançou a campanha, ele disse em suas redes sociais que seu novo trabalho seria “Sagitário em Câncer” pois não queria apenas pedir dinheiro para cuidar da saúde, mas queria oferecer algo em troca. “Resolvi então me aprofundar nesse trabalho juntamente com o meu processo de cura. Visualizar e prospectar o lançamento desse trabalho me dá a certeza que vai dar tudo certo e que em breve estaremos todos juntos, compartilhando nossas felicidades pelo mundo”, disse.

Ele descreveu sobre o novo trabalho. “Me descobri um sagitário em câncer. Um estágio entre os dois elementos regentes, fogo e água. O meu lado extrovertido encontrando o meu lado introspectivo. Um ser humano procurando de alguma forma uma mudança que a levará a se tornar uma pessoa melhor”. Ele dizia a amigos e em entrevistas que queria transformar o momento difícil em "energia criativa positiva".

Em 2020, Paulo Souto lançou o disco “50”, quando completou meio século de vida, e passou a se apresentar como Txio Paulinho.

Paulo Souto é um dos grandes nomes da música natalense dos anos 90. Fazia a alegria das festas há mais de 35 anos e criou grupos inesquecíveis como a General Junkie. Nos anos 2000 criou a mistura do DuSouto.

Nas últimas semanas, nas redes sociais, ele falou da força dos amigos: “Sinceramente, sem a energia de vocês seria muito mais difícil encarar esse tratamento. Quando resolvi fazer a Vakinha não precisava só do dinheiro, por trás de cada centavo doado tinha ali, a energia de cada pessoa me desejando sorte, paz, saúde e tudo que se tem de melhor em energia psicossomática. Ao criar essa corrente em prol da minha cura, descobri uma quantidade enorme de pessoas que gostam de mim, fiquei impressionado com o carinho que recebi”, escreveu o músico.

A banda DuSouto se despediu do seu fundador com uma frase sempre dita nos shows:

"No amor, Família DuSouto!"

Nas redes sociais, amigos e artistas lamentam a morte de Paulo Souto:

Manhã triste com a notícia da morte de Paulo Souto.
Acompanhava o trabalho dele desde a época que o General ainda era "Lee", lá pelo El Chaco na praça das Flores e pelo festival "Rock on the moon" na orla de ponta negra.
A música potiguar está de luto.
😔😔😔 pic.twitter.com/BnfVGoEsdI

— Pablo Capistrano (@PabloCapistrano) June 11, 2023

Paulo Souto se encanta e automaticamente entra para história da música potiguar com um dos seus principais personagens de todos os tempos. Sua perda é um impacto profundo na nossa comunidade. É um lamento que será digerido aos poucos e transformado em saudade e tributo.

— Festival DoSol (@festivaldosol) June 11, 2023

Paulo Souto se foi.
Suas composições fizeram essa cidade dançar.
Que hoje Natal lhe conceda a atenção das horas, para que seu espírito possa flanar na despedida.
Vá na paz, meu camarada. Sua obra permanecerá a alegrar nossas vidas com amor e vibração.

Suba!, e descanse. pic.twitter.com/mbXiqDtcrj

— Esso A. (@essoalencar) June 11, 2023

O trabalho de Paulo Souto se confunde com a alegria das noites natalenses. Relembre alguns!

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.