Bailarina Erika Rosendo volta ao RN com espetáculo contemplado pelo Prêmio Funarte
Natal, RN 20 de mai 2024

Bailarina Erika Rosendo volta ao RN com espetáculo contemplado pelo Prêmio Funarte

12 de junho de 2023
Bailarina Erika Rosendo volta ao RN com espetáculo contemplado pelo Prêmio Funarte

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de criar raízes em Santa Catarina e atuar em Minas Gerais, a bailarina e coreógrafa Erika Rosendo volta ao Rio Grande do Norte com três apresentações do espetáculo “Auto-Retrato”, em Martins (14/06), Guamaré (16/06) e Natal (18/06), onde será realizada também oficina gratuita de dança para pessoas com deficiência.

Os eventos gratuitos integram projeto contemplado no Prêmio Funarte de Circulação e Difusão na área da Dança, edição 2022, para execução em 2023. Em abril, “Auto-Retrato” passou por Paraopeba, Sete Lagos e Belo Horizonte, em Minas Gerais; e em maio, por Garuva, Blumenau, Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina.

O espetáculo é um solo de dança originalmente criado no ano de 2008, que segue sendo apresentado como estratégia de produção contínua de autorretratos da artista Erika Rosendo.

Todas as apresentações de “Auto-Retrato” (grafado assim mesmo, com hífen, usando de licença poética, para não cair na fácil dedução de uma autodescrição) têm concepção e direção assinadas por Jussara Xavier (Florianópolis/SC).

Oficinas

O projeto propõe três edições da oficina “Eu-corpo em estados de dança”, ministrada por Erika Rosendo e Jussara Xavier, com 20 vagas disponíveis em cada local, para pessoas com ou sem experiência em dança.

Em Minas Gerais, a oficina ocorreu em Sete Lagoas, no dia 14 de abril, para crianças de 6 a 10 anos. Em Santa Catarina, foi realizada no dia 5 de abril, com público-alvo composto por idosos acima de 60 anos. No Rio Grande do Norte, será ministrada no dia 19 de junho, das 10h às 12h, na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Rua Chile, 106 – Ribeira), tendo como público-alvo pessoas com deficiência.

A oficina sugere um processo de experimentação em dança, com foco no corpo em percepções e transformações. Parte da premissa de que cada corpo é autor de sua dança, e que cada dança conserva e destrói atitudes, comportamentos, pensamentos e sensações individuais. O trabalho técnico e criativo é composto a partir de dispositivos de descoberta e exploração do corpo em relação consigo, com o outro e com o ambiente.

Circulação

A escolha dos lugares para realização do projeto foi, inicialmente, afetiva, já que “as pegadas” da intérprete-criadora Erika Rosendo estão nesses três estados brasileiros. Erika Rosendo nasceu no Rio Grande do Norte, formando-se como bailarina clássica pela Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão e em coreografia pelo Projeto Arte Ação, ambos na cidade de Natal.

Em 2007, mudou-se para Santa Catarina e se formou no curso técnico-profissionalizante da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Joinville), espaço em que mais tarde atuou como professora e coreógrafa. Ainda em Joinville, integrou o elenco da AMA Cia. de Dança e iniciou carreira solo como intérprete-criadora, dançando, inicialmente, coreografias de curta duração em festivais competitivos (o que lhe rendeu diversos primeiros lugares e o prêmio de melhor bailarina no 26º Festival de Dança de Joinville, em 2008) e, posteriormente, seus próprios espetáculos, como convidada, no circuito da dança profissional.

Já em 2014, mudou-se para Minas Gerais, fixando residência em Belo Horizonte para dançar na companhia Primeiro Ato. Também foi professora do Corpo Escola de Dança e atuou como assistente de direção na SESC Cia. de Dança e na Cia. Jovem de Paraopeba. Retornou para SC no início de 2021. Assim, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Minas Gerais constituem ambientes fundamentais que compõem o retrato da artista.

Serviço:

Apresentações de “Auto-Retrato”

Martins (14/06 - quarta-feira)
Local: Espaço Casa de Cultura Popular de Martins - Palácio “José Antônio Pinheiro Câmara” (Rua Desembargador Silvério, nº 200, Centro).
Horário: 19h

Guamaré (16/06 - sexta -feira)
Local: Centro de Convenções “Vicente de Brito Miranda” de Guamaré (Rua Aratua, Guamaré – RN)
Horário: 19h30

Natal (18/06 - domingo)
Onde: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira).
Horário: 18h
Ingressos: retirada de ingressos gratuitos no Sympla a partir do dia 12 de junho - https://www.sympla.com.br/evento/auto-retrato-natal/2018752

Oficina de dança “Eu-corpo em estados de dança”
Local: Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Rua Chile, 106 – Ribeira)
Data: 19 de junho – segunda-feira
Horário: das 10h às 12h
Carga horária: 2 horas Vagas: 20
Público-alvo: Pessoas com deficiência, com ou sem experiência em dança.
Eventos gratuitos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.