“A Magia da Inclusão”: espetáculo teatral promove Arte e Inclusão Social
Natal, RN 20 de mai 2024

“A Magia da Inclusão”: espetáculo teatral promove Arte e Inclusão Social

30 de julho de 2023
3min
“A Magia da Inclusão”: espetáculo teatral promove Arte e Inclusão Social

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O teatro como espaço onde a magia do palco encontra a diversidade da vida real. O espetáculo "A Magia da Inclusão" reúne crianças e jovens com deficiência, “incentivando os participantes a se aprofundarem no universo da arte e superarem seus próprios limites”, explica a fonoaudióloga Sara Hayana, uma das idealizadoras do projeto. Até o momento, a peça terá uma única apresentação no próximo dia 2 de setembro, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. Mas a luta é por conseguir apoio e ganhar o Estado.

Sara explica como surgiu a ideia da inclusão como mote de uma peça de teatro onde todos possam ser protagonistas da história. “Tudo começou a partir do sonho de duas mães atípicas”, afirmou ao falar do seu encontro com Marjoreen Paiva. Sara Hayana é mãe de Rafael, e Marjoreen Paiva mãe de João Heitor. Ambos são autistas.

Em 2017, Sara passou a ser terapeuta de João Heitor, filho de Marjoreen. O encontro dessas duas famílias trouxe à tona a ideia de criar um espetáculo inclusivo, que celebre a diversidade e a união entre jovens com desenvolvimento típico, bem como de Pessoas com Deficiências (PCDs), como paralisia cerebral, Autismo, TDAH, entre outros.

A equipe responsável pelo espetáculo é composta por diversos profissionais multidisciplinares, incluindo fonoaudiólogos, profissionais de educação física, educadores musicais e outros. Além disso, o projeto conta com o apoio de artistas renomados e a colaboração da Cia Bela Trupe de Teatro.

Foram quatro meses de intensos ensaios e preparação para montar um elenco verdadeiramente especial, com cerca de 40 integrantes, sendo 80% deles PCDs. A diversidade presente no elenco é um reflexo da proposta do espetáculo: incluir, não segregar.

A iniciativa busca promover benefícios para os participantes, proporcionando um reforço no desenvolvimento pessoal e artístico de cada um deles. Além disso, o projeto quer trabalhar a conscientização do público sobre a importância da inclusão social, destacando o papel fundamental que as PCDs têm nessa grande engrenagem da sociedade.

"A Magia da Inclusão" também se destaca pelo compromisso com a acessibilidade. É oferecida interpretação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para o público surdo, bem como abafadores de ruídos e recursos de comunicação alternativa, garantindo que todos tenham a oportunidade de desfrutar dessa experiência teatral única.

O espetáculo tem a expectativa de tocar o coração do público e deixar uma mensagem de empatia, respeito e inclusão, inspirando outras iniciativas similares e fortalecendo a luta por uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.