Circuito Cultural Ribeira retorna em setembro e faz chamada pública para seleção de artistas
Natal, RN 1 de mar 2024

Circuito Cultural Ribeira retorna em setembro e faz chamada pública para seleção de artistas

15 de julho de 2023
4min
Circuito Cultural Ribeira retorna em setembro e faz chamada pública para seleção de artistas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de um hiato de cinco anos, o Circuito Cultural Ribeira é retomado com o anúncio de três edições em 2023, nos meses de setembro, outubro e novembro. Um dos mais importantes eventos culturais da Ribeira, bairro histórico da zona Leste de Natal, retorna em um período de ressurgimento de discussão sobre usos e abandono da região.

O Circuito Cultural Ribeira ocupa seis espaços culturais que existem atualmente na Ribeira, além de promover shows, espetáculos, exposições e intervenções pelas ruas e becos do bairro.

A organização do evento, conduzida pela Associação Circuito Cultural Ribeira, entidade que congrega os espaços culturais do bairro, divulgou chamada pública para que artistas cadastrem seu interesse em integrar a programação dessas três futuras edições.

Bairro é ocupado com arte e cultura (Foto: Divulgação)

Indivíduos e grupos que sejam pessoas jurídicas de natureza cultural e atuem nas linguagens artísticas música, artes cênicas, artes visuais e performance podem demonstrar interesse em fazer parte do Circuito até 4 de agosto via formulário online.

Segundo a Associação, “esta chamada estimula a participação dos artistas do RN que terão cerca de 40 oportunidades de ocupação da cena, que criaremos juntos, na Ribeira, com o objetivo de convívio entre pessoas diversas e principalmente para valorização da memória viva do bairro”.

No documento de anúncio da chamada pública a Associação afirma que “o Circuito Cultural Ribeira foi concebido com a missão de reunir em uma mesma plataforma de gestão e comunicação os espaços culturais do bairro da Ribeira visando a sua consolidação como polo de atração e como território criativo, ampliando o olhar da população para a importância do bairro como patrimônio cultural brasileiro reconhecido pelo IPHAN”. 

Henrique Fontes, diretor da Casa da Ribeira, um dos espaços culturais que compõe a Associação e que será ocupado pelo evento, afirma que “o Circuito sempre foi mobilizador de uma diversidade de faixas etárias e classes sociais. Ele dá visibilidade a quem tá ali com seus espaços abertos frequentemente ou artistas que por certas vezes não ocupam certos cenários e podem se apresentar ali”.

Banda Talma e Gadelha faz show para público diverso no Circuito (Foto: Divulgação)

O projeto teve mais de 30 edições até 2018 com público estimado de 4 a 6 mil pessoas circulando pelo bairro por edição. Segundo Henrique o Circuiro “tem um poder agregador muito forte. As pessoas gostam de ir à Ribeira e todo mundo entende a importância daquele bairro e todo mundo se revolta um pouco com o descaso de muitos agentes públicos que não valorizam e não cuidam daquele território criativo”.

A ausência do evento de 2018 a 2023 se deve à falta de financiamento. A realização dessas edições será possível pela destinação de Emenda Parlamentar Deputada Federal Natália Bonavides (PT). Para Natália, “o natalense estava com saudade do Circuito Ribeira. O projeto movimenta o setor artístico e também permite que a população tenha acesso à arte e lazer gratuitamente, portanto é importante que se mantenha vivo. Queremos viva também a Ribeira e o Circuito é uma iniciativa que fomenta a ocupação desse bairro tão importante”. 

Sobre a relevância do projeto e de sua continuidade, Henrique Fontes afirma: “o circuito dá luz àquele espaço [o bairro da Ribeira] como ele está e projeta futuros, aquilo que a gente deseja que seja”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.