Conheça a horta do hospital João Machado, símbolo de experiências agroecológicas em Natal
Natal, RN 18 de jun 2024

Conheça a horta do hospital João Machado, símbolo de experiências agroecológicas em Natal

13 de julho de 2023
4min
Conheça a horta do hospital João Machado, símbolo de experiências agroecológicas em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No terreno que abriga o Hospital Geral Dr. João Machado, na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, no bairro de Tirol, se pode encontrar o cultivo de folhas, hortaliças e ervas aromáticas. São quiabos, cenouras, tomates-cereja, jerimum, alface, rúcula, coentro e muitos outros itens usados na própria alimentação da unidade de saúde.

A horta, além de garantir a qualidade nutricional das refeições servidas no hospital, é exemplo de sustentabilidade, com o reaproveitamento da matéria orgânica no processo de adubagem. 

Em 2021, quando os servidores Ozias Alves e João Maria Barbosa chegaram ao João Machado com a responsabilidade de realizarem a gestão ambiental propuseram à direção esse projeto inovador. 

Consideramos sua área extensa de 5 hectares, com muito verde em uma área de proteção ambiental, então levamos a proposta a direção da instituição de fazermos hortas sustentáveis, a fim de levar alimentação aos pacientes”, nos conta o vigilante sanitário Ozias Alves

Projeto “Nossa Horta” do Hospital João Machado (Foto: Ozias Alves)

Atualmente o projeto “Nossa Horta” tem também fins terapêuticos. Ozias nos explica que “pela manhã uma equipe faz a anamnese dos pacientes psiquiátricos nas enfermarias femininas e masculinas e à tarde trazem os pacientes para a horta”. 

Nesse momento “eles escolhem as músicas que gostariam de ouvir, e os deixamos a vontade, muitos deles, observando a nossa lida, pedem espontaneamente para ajudar, daí eles plantam, colhem, irrigam, fazem mudas, participam do processo de compostagem, que é o início do processo da sustentabilidade”, esclarece Ozias.

O servidor nos conta que recebem todas as sobras de futas, verduras e hortaliças do setor de nutrição para a compostagem, além de recolherem as folhas de árvores das áreas internas e externas do hospital.

Com essa iniciativa conseguimos retirar resíduos sólidos que eram encaminhados para o aterro sanitário, diminuindo assim os gastos. Reduzimos também a presença de pragas e vetores, além de ressignificarmos o solo, antes pobre e agora fértil”, afirma Ozias. 

Há ainda o ganho em saúde e bem-estar: “Percebemos o despertar terapêutico dos pacientes, que gostam de passar esses momentos nas tardes, e nós observamos o quanto se sentem bem”, conclui o servidor.

Mapeamento de experiências

O projeto “Nossa Horta” é uma das cem experiências já mapeadas pela iniciativa “Agroecologia na Cidade” que vem catalogando práticas de agroecologia na capital potiguar.

Até o dia 15 de julho está aberto o formulário de cadastro das experiências por meio do site nutrir.com.vc/mapa. A ação visa diagnosticar o cenário dessas atividades e gerar dados para o fomento de políticas públicas.

"Convidamos a todas as pessoas que realizam experiências agroecológicas que participem do mapeamento, que contribuirá para maior visibilidade da produção de alimentos saudáveis, apresentar seus desafios e propor ações de apoio, serviços e políticas públicas para a promoção e fortalecimento das experiências agroecológicas em Natal", afirma o  Laboratório Horta Comunitária Nutrir – LabNutrir, organismo vinculado à pesquisa.

Segundo o Laboratório, "temos em Natal uma diversidade de experiências individuais, familiares, coletivas, hortas comunitárias, hortas pedagógicas, quintais produtivos, comunidades tradicionais e agricultura familiar nas zonas Oeste e Norte. Esperamos dar visibilidade e nos comunicar com quem realiza essas experiências".

Horta do Hospital Geral João Machado (Foto: Ozias Alves)

O projeto trabalha com recursos aprovados pela Emenda Parlamentar nº 03/2022 da vereadora Brisa Bracchi e do Fundo Único do Meio Ambiente do Município de Natal. Sua execução ocorre pela celebração do Termo de Colaboração 01/2022, assinado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal/RN – SEMURB da Prefeitura Municipal de Natal e a Associação de Apoio as Comunidades do Campo do RN – AACC.

A realização do projeto conta também com a parceria do Laboratório Horta Comunitária Nutrir – LabNutrir, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN que forneceu a tecnologia utilizada no mapeamento.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.