Resistência à ditadura militar através da música é tema de nova publicação do historiador e advogado João Maria Fraga
Natal, RN 13 de abr 2024

Resistência à ditadura militar através da música é tema de nova publicação do historiador e advogado João Maria Fraga

29 de julho de 2023
3min
Resistência à ditadura militar através da música é tema de nova publicação do historiador e advogado João Maria Fraga

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Andryer Mendes

O novo livro do advogado e mestre em Ensino de História, João Maria Fraga, Música e Resistência: Os governos militares brasileiros na sala de aula de história (Caravela, 2023), será lançado no dia 1º de agosto, às 19h, no LandaraMall. O lançamento proporcionará aos participantes a oportunidade de adquirir o livro, obter autógrafo, participar de conversas com o autor e convidados sobre o tema, além de assistir a interpretações de canções censuradas durante os anos dos governos militares de 1964 a 1985.

João Maria Fraga aborda o período da Ditadura Militar, momento da historiografia brasileira que tem sido revisitado por historiadores que ratificam o caráter golpista, violento e repressor da ditadura civil-militar brasileira. Voltar a falar e publicar sobre o tema tornou-se extremamente necessário, especialmente “[...] em um ano em que testemunhamos o oito de janeiro, uma manifestação organizada por setores de extrema direita, motivada pelo desejo de uma nova intervenção militar, relembrando 1964." Frisou o professor.

“Publicações como Música e Resistência: Os governos militares brasileiros na sala de aula de história tornam-se necessárias por fazer o contraponto às narrativas realizadas pelo negacionismo, que nega a existência de golpe em 1964, de censura, de tortura e, muito menos, de ditadura”, destaca João Maria Fraga.

Além de “fomentar o debate sobre os governos militares no Brasil e discutir a necessidade de fortalecermos a nossa frágil democracia”, como revela João Maria Fraga, a publicação objetiva também democratizar o acesso à metodologia apresentada pelo autor em sua dissertação de mestrado e contribuir didaticamente com as experiências de professores em sala de aula, apresentando a possibilidade de construção de uma proposta didática pedagógica no ensino de História através da música, utilizando-a como recurso didático e também como fonte histórica. Na ocasião, o autor espera estimular outros colegas professores a conhecer e fazer uso da metodologia apresentada na dissertação.

Quem assina a orelha do livro é a professora doutora Maria da Conceição Fraga e fala sobre a pertinência do tema “[...] devido a essa forte presença de militares na cena pública, uma vez que ela vem revelando o quanto os militares nunca haviam deixado de agir politicamente, mesmo que a Constituição Federal proíba essa participação na política.”.

Ainda sobre a publicação, Magno Francisco de Jesus Santos, que assina a apresentação, destaca que o livro “[...] nos alerta que a democracia é e deve ser fruto de um constanteprocesso de fortalecimento social, de reconhecimento dos direitos humanos e de empoderamento da educação como instrumento revolucionário.”.

Serviço:
Lançamento do livro Música e Resistência: Os governos militares brasileiros na sala de aula de história
Quando: Dia 1 de Agosto, às 19h
Onde: LandaraMall, 2° andar. Av. Afonso Pena, Tirol

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.