Homem que estuprou vítima embriagada em vaquejada é condenado a oito anos de prisão no RN
Natal, RN 24 de jun 2024

Homem que estuprou vítima embriagada em vaquejada é condenado a oito anos de prisão no RN

30 de agosto de 2023
4min
Homem que estuprou vítima embriagada em vaquejada é condenado a oito anos de prisão no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um homem aproveitou o estado de embriaguez de uma jovem que comemorava seu aniversário de 18 anos para estuprá-la durante uma vaquejada na cidade de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte.

A vítima tinha começado a comemorar o aniversário bebendo ainda na casa de um dos amigos, quando o grupo se dirigiu à vaquejada, que ocorreu no dia 9 de julho de 2021. Testemunhas relataram que quando os amigos perceberam que a jovem estava passando mal e que tinha dificuldade para falar e manter-se de pé, decidiram deitá-la em um colchonete que estava em um caminhão que era usado por vários vaqueiros durante o evento.

Porém, minutos depois, quando duas amigas retornaram ao caminhão para verificar como a jovem estava, se depararam com o homem deitado no colchão e beijando a vítima. No dia seguinte, o próprio agressor chegou a procurar amigos da vítima e sugeriu que ela tomasse a pílula do dia seguinte para evitar uma gravidez.

O réu foi condenado pela 2ª Vara de Currais Novos a cumprir 8 anos, 10 meses e 15 dias de prisão em regime fechado. Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, que apresentou a denúncia à justiça, ele já começou a cumprir a sentença.

RN  é o 3º do país com maior alta de casos de estupro e estupro de vulnerável

Enquanto em 2021 foram registrados 696 casos de estupro e estupro de vulnerável no Rio Grande do Norte, em 2022, esse número passou para 881, o que representa uma alta de 26,2%, a terceira maior do país. Apenas Amazonas (37,3%) e Roraima (28,1%) tiveram aumento maior desse tipo de crime, de acordo com o levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023.

Dos 234 estupros registrados no RN em 2022, 225 tiveram mulheres como vítimas. A predominância de vítimas do sexo feminino também se repete nos casos de estupro de vulnerável, já que das 647 vítimas, 606 eram do sexo feminino.

Homem é preso por importunação sexual

Um homem investigado por importunação sexual foi preso nesta terça (29), em Macaíba, por meio de mandado de prisão preventiva. As investigações apontaram que o suspeito teria cometido crimes contra sete mulheres.

Ele se aproximava das vítimas pilotando uma motocicleta, tocava nos seios e nas nádegas das vítimas, mostrava a genitália e praticava outros atos libidinosos. Em uma das ocasiões, o homem chegou a agredir fisicamente uma das mulheres.

O suspeito foi identificado em imagens de câmeras de segurança, que também registraram a placa da motocicleta, que estava no nome do proprietário anterior. Todas as vítimas reconheceram o suspeito.

A prisão foi efetuada por policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Macaíba (DEAM/Macaíba) e o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Os casos importunação sexual aumentaram no Rio Grande do Norte e passaram de 253, em 2021, para 453, em 2022, o que representa uma alta de 78,4%.

Em uma proporção menor, as ocorrências de assédio também tiveram um aumento e passaram de 90, em 2021, para 97, em 2022, o que resulta numa alta de 7,4% no número de registros. Além disso, a divulgação de cenas de estupro, estupro de vulnerável, sexo ou pornografia passou de 48 em 2021 para 62 em 2022, num aumento de 28,7%.

A população pode enviar informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.