Infraestrutura precária das escolas do RN amplia desigualdades
Natal, RN 15 de mai 2024

Infraestrutura precária das escolas do RN amplia desigualdades

24 de agosto de 2023
3min
Infraestrutura precária das escolas do RN amplia desigualdades

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Yasmim Marques de Melo[1]

Ramon Ribeiro[2]

A educação do Rio Grande do Norte ainda apresenta desafios urgentes para serem superados, apesar dos avanços alcançados na gestão da Professora Fátima Bezerra. O principal indicador brasileiro de desenvolvimento da educação, o IDEB, sintetiza a situação. O Ensino Médio da rede estadual obteve nota 2,8 em 2021, se configurando como o pior IDEB do país, com resultado bem abaixo da meta estipulada de 4,4 (Inep, 2021). Em termos de aprendizagem, vemos que, dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio, apenas 21% obtiveram um aprendizado adequado em português e 2% em matemática em 2021 (Inep, 2021).

Quando nos debruçamos então sobre dados disponibilizados recentemente, como o Censo Escolar de 2022, observamos distorções que retratam a insuficiente infraestrutura escolar ofertada pela rede estadual. Por exemplo, um adolescente potiguar de 15 anos que começou o Ensino Médio em 2022 encontrou uma rede estadual em que apenas 38% das escolas possuíam biblioteca, 30% tinham laboratório de informática, 19% possuíam quadra de esporte e 9% possuíam laboratório de ciências (Censo Escolar, 2022)[3]. Se olharmos apenas para as escolas da área rural, a situação é ainda mais complicada no que tange não apenas aos itens de recursos pedagógicos, aqui citados, mas também na infraestrutura essencial e básica das unidades.

Os números denunciam um problema grave que é o da desigualdade de oportunidades educacionais, em relação à distribuição dos insumos educacionais e das oportunidades de aprendizagem. E isso, tendo em vista que, em linhas gerais, as escolas menos equipadas são justamente as que atendem a população mais vulnerabilizada, gerando uma sobreposição de desigualdades para este grupo de jovens, diminuindo assim o potencial da educação na mobilidade social das famílias.

Os desafios para a educação potiguar são grandes e este texto não visa contribuir com uma visão de críticas ao cenário atual, mas sim apontar caminhos para uma mudança perene que, acreditamos, começou com a educação sendo tratada como prioridade do governo neste segundo mandato da professora Fátima Bezerra.

Nesse sentido, acreditamos que ações como o Pacto Nacional pela Retomada das Obras Paralisadas e o Novo PAC (na linha educacional), entre outras ações do governo federal em parceria com o governo estadual, auxiliarão no impulsionamento da infraestrutura adequada das escolas potiguares. Aliado a isso, para termos aprendizagem adequada com equidade para os estudantes norte-rio-grandenses, vemos que o melhor caminho passa por uma visão sistêmica de educação que busque, de fato, atacar os problemas estruturais da educação potiguar e alavancar a aprendizagem no estado, tendo como princípios a igualdade na distribuição dos insumos educacionais da rede, a universalização do acesso e a permanência dos jovens no ensino médio.

_____________________________________

[1] Pesquisadora e consultora de Políticas Educacionais. Bacharela em Gestão de Políticas Públicas (IPP-UFRN) e Doutoranda em Administração Pública e Governo (FGV EAESP).

[2] Jornalista na Graúna Comunicação.

[3] Nota sobre os dados: Os dados oficiais do Inep e do Censo Escolar trazidos aqui foram tratados e disponibilizados pelo Portal Qedu e estão disponíveis para consulta: https://qedu.org.br/uf/24-rio-grande-do-norte e https://qedu.org.br/brasil/ideb/estados?ciclo_id=EM&dependencia_id=2&ano=2021&order=nome&by=asc.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.