Narrativas do Silêncio: oficina de poesia surda tem inscrições abertas em Natal
Natal, RN 12 de abr 2024

Narrativas do Silêncio: oficina de poesia surda tem inscrições abertas em Natal

4 de agosto de 2023
3min
Narrativas do Silêncio: oficina de poesia surda tem inscrições abertas em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“Narrativas do Silêncio”, projeto de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência auditiva, está com inscrições abertas para para a Oficina de Poesia Surda, em Natal. A atividade será realizada nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus Natal Central), das 16h às 19h.

Para se inscrever, o interessado deve ir presencialmente à sede da Associação dos Surdos de Natal (Asnat), Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) e Centro de Saúde Auditiva e Assistência social (Suvag RN), em Natal; ou da Associação dos Surdos de Parnamirim (ASP). As vagas serão ocupadas por ordem de matrícula.

A oficina será ministrada pela professora e tradutora de Língua Brasileira de Sinais – Libras Tamara Silva. Formada em Letras-Libras pela UFPB em 2015, ela também é conhecida no meio artístico como Kizy. Além de atuar como atriz, poetisa, narradora, slammer e VV (visual vernacular), Tamara Silva é vice-diretora do “Slam do 9”, um canal de YouTube que reúne artistas nordestinos com a missão de difundir a literatura e a poesia surda.

A metodologia a ser trabalhada apoia-se na utilização de sinais e de classificadores em Libras, modulados ou reconfigurados pelo uso da expressão facial e de movimentos corporais. O emprego articulado desses recursos busca ampliar a capacidade de expressão poética da pessoa surda, favorecendo a criação autoral, além de tornar os conteúdos produzidos mais acessíveis a todos os públicos.

Resultados

A oficina de poesia deverá gerar um produto artístico-cultural em que os participantes sejam protagonistas. Já foram realizadas oficinas de fotografia e teatro, que resultaram em exposição fotográfica e montagem/encenação de um espetáculo teatral acessível a surdos e ouvintes. Já a oficina de poesia surda terá como desdobramento a promoção de um sarau bilíngue, agendado para setembro.

Apoio

Lançado em 2015, com atividades suspensas durante a pandemia de covid-19, “Narrativas do Silêncio” chega à quinta edição. Para viabilizar a temporada 2023, o projeto conta com os patrocínios do Governo do Estado do RN e da Ster Bom, viabilizados pela Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. A realização da oficina de poesia conta ainda com o apoio do IFRN.

A acessibilidade cultural é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e está especificado na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada por unanimidade pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2007, e ratificada pelo Brasil em 2009.

Inscrições para a Oficina de Poesia Surda
Associação dos Surdos de Natal (ASNAT): Largo Junqueira Aires, 536 – Cidade Alta;
SUVAG – Centro de Saúde Auditiva: Av. Lima e Silva, 966 – Nossa Senhora de Nazaré;
Centro de Atendimento ao Surdo (CAS): Rua dos Paiatis, 2004 – Quintas;
Associação dos Surdos de Parnamirim (ASP): Rua Gov. Juvenal Lamartine, 72 – Boa Esperança.

Informações: @narrativas_do_silencio

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.