“Quando você pensa em uma criança com Síndrome de Down, vem a sua mente uma pessoa negra?”. É com esse questionamento que o Coletivo As Carolinas propõe uma reflexão sobre a invisibilidade de crianças negras com T21, condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células em vez de dois, também conhecida como Síndrome de Down.
A síndrome, que pode acarretar em comprometimento cognitivo e outros desafios ligados ao desenvolvimento, está presente em 1 em cada 700 nascidos no Brasil, segundo a Federação Down, o que totaliza em torno de 300 mil brasileiros e brasileiras.
Entender a realidade das crianças negras potiguares com Síndrome de Down e dar visibilidade às suas histórias são os objetivos do projeto Trevo de 4 Folhas Negro que resultou em uma exposição fotográfica que poderá ser vista entre os dias 12 e 19 de agosto na Pinacoteca Potiguar, na Cidade Alta, Natal.
“A exposição fotográfica leva o mesmo nome do projeto, Trevo de 4 Folhas Negro, fazendo referência à raridade e preciosidade que é a T21 para as pessoas e suas famílias, acrescida da identidade racial“, afirma Amanda Atiladé, uma das curadoras da exposição, junto a Anderson Ângelo.
Amanda diz que o projeto nasceu junto com o nascimento de sua filha Maya, de um ano. “O Coletivo As Carolinas trouxe essa pauta das crianças negras com Síndrome de Down a partir do momento que eu como membro do coletivo pari Maya, que é uma menina preta com a síndrome. A gente percebeu que não via outras crianças pretas. Então a gente começou a questionar isso e aí começamos a realizar pesquisa”, explica Amanda.
Inicialmente foi realizado um levantamento, a partir de um formulário online, especificamente para identificar crianças, adolescentes, jovens e adultos negros e negras e suas família. A partir de então, as famílias foram convidadas a fazerem parte de um ensaio fotográfico, dando origem às imagens que compõem a exposição. Maya, Yngrid, Ester e Abner são as estrelas desse processo. Jullyana Assunção assina a fotografia e direção fotográfica.
A exposição Trevo de 4 Folhas Negro acontece na Pinacoteca Potiguar, de 12 a 19 de agosto, de 9h às 17h. Sua abertura, no dia 12, será às 14h e contará com uma roda de conversa entre as famílias fotografadas, pessoas convidadas e público.
Coletivo As Carolinas
A iniciativa é do Coletivo As Carolinas, fundado em 2015 e formado por mulheres negras do Rio Grande do Norte. O coletivo lutas pelo enfrentamento ao racismo, fortalecimento da identidade de mulheres negras, enfrentamento às violências, pela visibilidade das pessoas negras com Síndrome de Down e neuroatípicas, pela saúde mental para a população negra, entre outros temas.