Poeta potiguar torna pública luta contra depressão e lança campanha de financiamento para manter tratamento
Natal, RN 22 de abr 2024

Poeta potiguar torna pública luta contra depressão e lança campanha de financiamento para manter tratamento

27 de agosto de 2023
4min
Poeta potiguar torna pública luta contra depressão e lança campanha de financiamento para manter tratamento

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O poeta, ator, escritor e produtor cultural Thiago Medeiros decidiu tornar pública a luta que vem travando há quase um ano contra a depressão. Em posts nas redes sociais e em entrevistas, o fundador do coletivo Insurgências Poéticas vem compartilhando com admiradores e amigos as angústia, causas e efeitos da doença. Nesse processo, segundo ele, foram três tentativas de suicídio.

Thiaguinho tem quase 20 anos de carreira, seis livros lançados e quatro textos para teatro escritos e encenados. Um dos principais nomes da poesia de sua geração, agora busca apoio financeiro para ajudá-lo a vencer mais uma batalha. Afastado do trabalho e sem receber salário enquanto aguarda resultado da perícia do INSS, ele estima arrecadar R$ 6 mil, por meio de financiamento coletivo. É possível participar da campanha por meio da plataforma vakinha.com.

“Desde novembro de 2022 venho tratando clínica e com medicamentos a depressão e o problema com o álcool, este segundo recebi alta em junho, mês em que a depressão agravou e me levou a três tentativas de suicídio (sem sucesso, ainda bem), em menos de dez dias e uma internação no hospital psiquiátrico Severino Lopes. Após a internação são inúmeras descobertas, necessidades e enfrentamentos diários que apareceram. Desde então, estou afastado do trabalho, sem receber salário, esperando o resultado da perícia do INSS, que costuma ser demorada e está sendo. Como é sabido, sou uma família solo, órfão de pai e mãe”, disse.

Ele conta que decidiu recorrer à rede afetiva como forma de sobreviver ao adoecimento psíquico e ajudá-lo a honrar os compromissos financeiros. Recentemente, o produtor Nelson Rebouços organizou um show em apoio a Thiago Medeiros, que vem tentando arrecadar o dinheiro que precisa também vendendo seu mais recente livro “Pescoço do Infinito”/

 “Esse financiamento é para você que faz parte da minha vida, da minha história, que acompanha o meu trabalho, que me admira, que gosta de mim, que possa me ajudar a honrar com meus compromissos financeiros sem me desesperar e me ajudar a ter um pouco mais de conforto durante o tratamento que tem custo alto para a minha realidade e não tem data para ter sim”, desabafa.

Abraço coletivo

Além de abrir o fundo de financiamento coletivo, Thiago Medeiros anunciou uma edição especial do Sarau Insurgências Poéticas com participação de Canniggia Carvalho, Marina Rabelo, Michelle Ferret, Regina Azevedo, Coletivo CIDA, Chrystine Silva, Mariano Tavares, Nunis, Simona Talma e Thiago Andrade, no dia 2 de setembro, a partir das 18h30, no Mahalila Café e Livros.

Segundo ele, além dar visibilidade à campanha, ele busca jogar luz sobre o tema da saúde mental.

- Essa pauta é mais do que necessária, é urgente. Segundo preconizam documentos de entidades como a OMS, estamos vivendo uma segunda pandemia, essa do adoecimento psíquico. A campanha segue no mês de setembro, onde em todo o país entidades e coletivos voltam seus trabalhos para o setembro amarelo, campanha contra o suicídio. Vamos falar sobre saúde mental?”, sugere.

Sobre o artista

Thiago Medeiros tem 34 anos. É graduando do Curso de Ciências Sociais/UFRN, Técnico em Produção de Eventos/IFRN e em Teatro pelo Centro Cultural Casa da Ribeira. Atuou em várias peças de teatro com o grupo Casa da Ribeira e o seu grupo Para Eu Parar de Me Doer, escreveu algumas dramaturgias entre elas O menino que desaprendeu a dançar (2022), Memórias do Alecrim (2015) e João ou Eu Só Queria Ver os Pássaros (2016).

Lançou recentemente seu sexto livro de poemas “No Pescoço do Infinito”, pelos selos Giro, Insurgências Poéticas e Offset Editora, além de participar dos principais festivais de arte e cultura de Natal, do estado, Fortaleza e da 29a Bienal de Arte de São Paulo. Em 17 anos de trajetória, Thiago Medeiros tem sido incansável na luta por difundir a poesia produzida no RN, criando e mantendo o Sarau, Selo e Coletivo Insurgências Poéticas, em 2016.

Investimento na plataforma Vakinha:

Campanha Coletiva em prol do artista Thiago Medeiros | Vaquinhas online (vakinha.com.br)

Investimentos via PIX: 84998500524

O artista disponibiliza seu whatsapp para mensagens e partilhas: (84) 99850-0524

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.