O Terreiro de Umbanda Oxaguian, localizado na cidade de Pau dos Ferros, na região Oeste do RN, foi vandalizado no início da manhã desta segunda (4). Segundo Raull Monteiro, o zelador responsável pelo espaço, dois suspeitos se assustaram ao serem flagrados por volta das 5h.
“Estava dormindo em cima do terreiro quando escutei as pancadas no portão. Quando desci para ver, as duas pessoas já estavam quebrando as coisas, o altar. Com medo da situação, avançaram pra cima de mim, mas consegui correr e trancar a porta”, relata Raull.
Segundo o Zelador, um dos suspeitos chegou a tentar esfaquear uma filha de santo do terreiro. A Polícia Militar foi chamada, foi registrada queixa na delegacia e uma perícia foi realizada no local. A estimativa é que o prejuízo chegue aos R$ 50 mil entre imagens, louças, e porcelanatos quebrados, além da destruição de paredes de gesso, portões e portas.
“Não restou nada, nada, nada”, lamenta Raull.
A casa, aberta há cinco anos, acolhe atualmente cerca de 56 filhos de santos. O zelador do espaço acredita que o vandalismo tenha relação com intolerância religiosa e disputa de espaço.




Crime
Em janeiro deste ano o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), assinou a lei que torna mais severa a punição para crimes de intolerância religiosa, que passa a ser equiparada aos crimes de racismo e injúria racial.
Quem utilizar a violência para tentar oprimir ou impedir a prática religiosa de outra pessoa estará sujeita a pena de dois a cinco anos de prisão (antes a penalidade era de 1 a 3 anos), além de pagamento de multa. A pena pode ser aumentada pela metade se o crime for cometido por duas pessoas ou mais, como no caso de Pau dos Ferros.