Moradores cobram recuperação das casas destruídas após queda de muro
Natal, RN 12 de abr 2024

Moradores cobram recuperação das casas destruídas após queda de muro

6 de setembro de 2023
4min
Moradores cobram recuperação das casas destruídas após queda de muro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os moradores que tiveram a casa destruída ou danificada no dia 21 de agosto pela queda do muro de arrimo da lagoa de captação Ouro Preto, localizada na etapa III do Conjunto Pirangi, no bairro de Neópolis, pedem uma reunião com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e um calendário de obras com a previsão de início do serviço de recuperação dos imóveis atingidos.

Até esta quarta (6), a obra de recuperação do muro de arrimo da lagoa não havia sido iniciada, segundo a vereadora Ana Paula (Solidariedade), que protocolou 14 ofícios destinados à Prefeitura do Natal, além de requerimentos, ligações e mensagens de WhatsApp enviadas ao titular da Seinfra, Carlson Gomes, pedindo a limpeza e recuperação do local antes da queda do muro.

O local está protegido com as lonas que colocaram no dia do desmoronamento. Fizemos várias tentativas de contato com a Seinfra, mas parece que o secretário não quer nos receber. Quando pergunto ele sempre responde ‘na próxima semana’, mas não define uma data. As pessoas querem voltar para suas casas, estão angustiados, fazem a segurança do lugar e o secretário não dá uma posição, com o grupo técnico dele, sobre o início da obra. Diz que está aguardando um estudo topográfico, mas não dá previsão”, reclama Ana Paula.

Em resposta à Agência Saiba Mais, a assessoria de imprensa da Seinfra informou que a pasta está realizando estudos topográficos do local, mas que não há previsão de quando o material será finalizado. Somente depois de concluído esse levantamento, é que a Seinfra dará início à obra.

Sobre o fato de, até agora, o titular da Seinfra não ter recebido os moradores prejudicados com a queda do muro da lagoa de captação, nos foi informado que na tarde de hoje o secretário Carlson Gomes estava em reunião no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, e que, por isso, não teria respondido ao questionamento.

Vereadora Ana Paula mostra documentos enviados à prefeitura avisando sobre o risco de desmoronamento do muro da lagoa de captação Ouro Preto I Imagem: reprodução TV Câmara Natal
Vereadora Ana Paula mostra documentos enviados à prefeitura avisando sobre o risco de desmoronamento do muro da lagoa de captação Ouro Preto I Imagem: reprodução TV Câmara Natal

Quando aconteceu o desastre a prefeitura fez várias promessas e só queremos ter a oportunidade de saber como as coisas estão, de ter acesso ao estudo. Sabemos que ele [o secretário] tem uma agenda de atendimentos, que recebe autoridades, vereadores... mas, nós não conseguimos um horário. Ana Valda, da Semtas [Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social], já nos atendeu com muita rapidez, se reuniu com os moradores, deu atenção, mas parece que a Seinfra não quer”, critica a vereadora, que chegou a oficiar um pedido de audiência pública na tentativa de reunir secretário e moradores no dia 28 de agosto. Em resposta, no dia 31, o secretário Carlson Gomes informou que a pasta estava realizando o estudo topográfico e em fase de concepção do projeto, se comprometendo a entrar em contato assim que tivesse algo de mais concreto.

Ao todo, oito casas foram interditadas por causa da queda do muro de arrimo da lagoa de captação Ouro Preto, instalada na etapa III do Conjunto Pirangi, em Neópolis. A estimativa é de que 20 pessoas moravam nos imóveis afetados. No momento, cerca de 80% das pessoas desabrigadas estão sendo assistidas com o pagamento do aluguel social pela Prefeitura do Natal, através da Semtas. As demais que não foram beneficiadas, apresentaram problemas no cadastro.

Saiba +

Vereadora de Natal diz que gestão Álvaro Dias poderia ter evitado desabamento de casas

Vídeo: Moradora interrompe entrevista e critica prefeito ao vivo depois de perder casa por queda de muro de lagoa de captação em Natal

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.