Apesar do pagamento em dia por parte da Prefeitura de Macaíba, o posto de combustíveis responsável por abastecer os veículos do município não tem garantido o diesel necessário para fazer o transporte universitário dos estudantes da cidade, que fica na região metropolitana de Natal.
A Prefeitura de Macaíba também afirmou, por meio de nota divulgada nesta quinta (14), que no último dia 04 de setembro o posto em questão, o Nossa Senhora Aparecida, foi notificado pela segunda vez devido ao mesmo problema e que nesse mesmo dia foi aberto um novo processo licitatório para a contratação de outro posto.
Apenas depois da nota divulgada pela prefeitura, a administração do Posto Nossa Senhora Aparecida se manifestou e admitiu a falha na prestação do serviço, porém, afirmou que o problema estava sendo causado por dificuldades no abastecimento junto à Petrobras, principalmente, do diesel S500 e S10, um problema que também estaria se repetindo em outras localidades do país.
Situação local
A empresa 3R Petroleum, que concluiu a compra da Petrobras no RN em junho deste ano, é responsável pelo abastecimento de 60% do mercado local. No entanto, como a refinaria Clara Camarão, que fica localizada em Guamaré e faz parte da estrutura adquirida, não consegue processar o petróleo bruto e transformá-lo em gasolina e diesel, produzindo apenas querosene de aviação, a empresa importa gasolina e diesel dos Estados Unidos e da Europa.