Governo do RN transfere gestão do teatro Lauro Monte Filho para BNB e Mossoró terá Centro Cultural a partir de 2024
Natal, RN 14 de mai 2024

Governo do RN transfere gestão do teatro Lauro Monte Filho para BNB e Mossoró terá Centro Cultural a partir de 2024

1 de outubro de 2023
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra assinou, neste sábado (30), o termo de cessão do teatro Lauro Monte, em Mossoró, para o Banco do Nordeste. Com isso, o espaço vai abrigar o Centro Cultural BNB a partir de 2024 numa gestão compartilhada entre Banco do Nordeste, Governo do Estado e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Além de Mossoró, o BNB vai instalar ainda em 2023 um Centro Cultural em Recife. O Banco já mantém centros culturais em Fortaleza (CE), Sousa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e realiza mais de 500 ações culturais por ano nesses espaços. A meta agora é expandir o formato de centro cultural para ao menos mais 10 territórios nos próximos anos.

O teatro Lauro Monte tem capacidade para 500 lugares e o investimento inicial previsto para o CCBNB será de R$ 1,5 milhão. Os funcionários que trabalharão no CCBNB virão inicialmente do corpo técnico do Banco.

Gestão do BNB será compartilhada entre Governo do RN, BNB e UERN. Foto: Rayanne Mainara

O cronograma para a implantação do Centro Cultural será realizado por um grupo de trabalho integrado com representantes da Fundação José Augusto, Gabinete Civil, BNB e UERN.

"Para a gente é uma alegria estar aqui com o Banco do Nordeste, e Mossoró ser essa referência cultural da região. Já tivemos um primeiro contato e ficamos impressionados com o porte do teatro. Precisaremos fazer algumas adequações para melhorar. Nosso propósito é fazer ambiência de cultura e uma ponte com as empresas e artistas para alavancar cada vez mais a cultura do Rio Grande do Norte", destacou Murilo Albuquerque, gerente executivo do Centro Cultural Banco do Nordeste.

A secretária estadual de Cultura, Maryland Brito, destacou que o trabalho vem sendo intenso para inaugurar o novo espaço de cultura do Estado.

"Estamos de fato dando um passo muito significativo. É uma porta para outros estados e para outros palcos conquistados, e isso nos ajuda a abrir novos editais e novas referências. Teremos mais acesso à formação e muito sonho para ser realizado", disse.

Os recursos deverão ser utilizados no CCBNB de Mossoró e pontualmente em outros municípios do RN, fomentando a geração de emprego e renda. A iniciativa terá como parceira a UERN, que terá a marcação de pautas gratuitas para atividades acadêmicas e culturais.

"Hoje Mossoró é um Polo Universitário e a parceria da UERN com o Teatro vem para somar. A chegada do BNB e a revitalização do Lauro Monte significa revitalização da cultura e da nossa arte. Nós, da UERN, prezamos pela formação humana, científica e técnica. E só conseguimos alcançá-la com uma conexão com a cultura. Esta agenda ficará para a história do Rio Grande do Norte quando conseguimos nos ver de fato e pensar na qualidade de vida do povo potiguar", disse a reitora da UERN Cicília Maia.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.