Pessoas do campo têm prioridade em pós-graduação da Uern
Natal, RN 16 de jun 2024

Pessoas do campo têm prioridade em pós-graduação da Uern

29 de outubro de 2023
3min
Pessoas do campo têm prioridade em pós-graduação da Uern
Foto: vecstock/ Freepik

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Emater-RN (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte) e a Funcitern (Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte) publicaram novo edital de seleção para a pós-graduação “Inovações e Estratégias de Assistência Técnica para a Agricultura Familiar”, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), viabilizada pelo Programa Gente do Campo. 

Serão selecionados 30 estudantes de nível superior em Engenharia Agronômica, Tecnólogo em Agroecologia, Agroecólogo ou Ciências Agrárias, Zootecnia, Assistente Social, Cientista Social, Sociólogo, Educador do Campo ou Pedagogo, Tecnólogo em Cooperativismo ou Tecnólogo em Gestão de
Cooperativas. O processo seletivo é aberto ao público, porém são priorizados jovens e adultos da área rural que integram o núcleo familiar de agricultores e agricultoras.

As inscrições podem ser feitas de 26 de outubro a 3 de novembro, por meio do site https://www.funcitern.org/inscricao.

Os educandos selecionados farão a pós-graduação e receberão uma bolsa de formação de R$ 2 mil até dezembro de 2025. A assinatura do Termo de Compromisso da Bolsa de Formação está prevista para o período entre 12 e 24 de fevereiro de 2024.

A seleção é fruto de um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN, com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Uern e Funcitern, responsável pelo processo de seleção.

Formação

O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da Emater-RN, em parceria com a UERN.

Os candidatos selecionados atuarão nos Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Santo Antônio, Santa Cruz, Lagoa Nova, Currais Novos, Caicó, Assú, Angicos, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros.

Os educandos de nível superior, selecionados no primeiro edital do Gente do Campo, concluíram em setembro deste ano a pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Já os de nível médio selecionados para a graduação em Agroecologia concluem o curso em dois anos.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.