Plataforma virtual vai mapear trabalhadores da cultura no RN
Natal, RN 23 de jul 2024

Plataforma virtual vai mapear trabalhadores da cultura no RN

14 de outubro de 2023
2min
Plataforma virtual vai mapear trabalhadores da cultura no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a lei que cria a plataforma da cultura potiguar, espaço virtual para cadastro de artistas e demais trabalhadores da cultura no Rio Grande do Norte.

O projeto que originou a lei é de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT), mas a plataforma virtual já vinha sendo desenvolvida alheia ao debate na Assembleia Legislativa pela secretaria extraordinária de Cultura. A previsão é que o novo portal seja concluído até dezembro de 2023.

A plataforma de mapeamento (ou de cadastro) de artistas é uma das ações previstas pela pasta comandada por Mary Land Brito, que ainda aguarda a criação em definitivo da secretaria estadual da Cultura, com orçamento próprio, uma das promessas de campanha da governadora. O projeto está no Gabinete Civil para ajustes e será encaminhado para ALRN.

- A lei é concomitante a algo que estávamos fazendo, a secretaria já vinha desenvolvendo uma plataforma para cadastro de artistas. Na lei Aldir Blanc recebemos os cadastros por e-mail e a plataforma vem para suprir essa demanda. Esse ano sai. Nos planos de virar secretaria esse era um projeto que iríamos apresentar. É muito bom quando um projeto de lei surge quando a ação já está sendo feita”, afirmou.

Visibilidade

A ideia é que a plataforma funcione como um banco de dados virtual e ajude a dar visibilidade aos profissionais, grupos, coletivos, produtores e espaços artísticos e culturais do Estado potiguar. O cadastro será feito de forma simplificada, sendo necessário o preencher um formulário de inscrição diretamente na plataforma, tornando o processo acessível a todas e todos.

Autora da lei, Isolda Dantas destacou que a plataforma é uma política pública pensada nas dificuldades enfrentadas pelo setor cultural:

"Nos últimos anos, nossa comunidade artística enfrentou desafios que afetaram profundamente o setor cultural. É nosso dever criar políticas públicas que ofereçam melhores condições, mais oportunidades e espaços para a cultura florescer em nosso estado”, disse.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.