Sob Lula, RN mais que dobra número de profissionais do Mais Médicos
Natal, RN 17 de mai 2024

Sob Lula, RN mais que dobra número de profissionais do Mais Médicos

23 de outubro de 2023
2min
Sob Lula, RN mais que dobra número de profissionais do Mais Médicos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte ganhou mais 183 profissionais do Programa Mais Médicos, que passam a atuar na atenção primária de 62 municípios do estado. É um incremento de mais de 50% no número atual de médicos. 

A informação foi confirmada na visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao estado na semana passada.

Os novos membros se somam aos 174 profissionais que já atuavam no programa. O total agora chega a 357 médicos. Quase 80% dos que estão em atividade no Rio Grande do Norte chegaram em 2023, segundo o Ministério da Saúde. Com a ampliação, a expectativa é oferecer atendimento a mais de 1,2 milhão de potiguares.

Os investimentos fazem parte também de uma ação da Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), que promete trazer uma cobertura total da atenção primária à saúde no estado em até dois anos.

O programa foi batizado de +APS Potiguar e já deu seus primeiros passos efetivos. Na semana passada, além dos novos integrantes do Mais Médicos, foram habilitadas ou credenciadas para adesão mais de 370 equipes de saúde da família e saúde bucal.

Durante o trabalho de planejamento, a Sesap realizou um diagnóstico de todos os municípios, detectando as necessidades de investimento, ampliação e expansão.

"Lançar esse programa é a realização de um grande sonho, de um trabalho conjunto e intersetorial da maneira que estamos fazendo na Sesap", apontou a secretária da Saúde Pública, Lyane Ramalho

Os anúncios fazem parte da retomada do Mais Médicos. Logo no início da nova gestão de Lula (PT), o Ministério da Saúde retomou editais que estavam paralisados pelo governo Bolsonaro, causando desassistência em regiões de maior vulnerabilidade social. 

Ao todo, a expectativa é que o Mais Médicos tenha, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.