Cervejaria Resistência lança campanha financeira para se manter aberta

Enfrentando problemas financeiros, a Cervejaria Resistência, que se tornou point da esquerda natalense, lançou uma campanha de doação no Pix para continuar funcionando.
As doações podem ser de R$ 1,00 por mês. Com a ação, o criador do espaço, Anderson Barra, espera que “o sonho não acabe”.
A Resistência iniciou entre 2017 e 2018, como uma reunião de amigos para tomar cerveja artesanal produzida no quintal de casa e conversar sobre política, conjuntura, arte e cultura.
“De repente o povo foi sabendo do espaço através de conversas, do boca-a-boca, e foi querendo fazer parte, participar daquelas reuniões e logo logo virou a Casa da Resistência, que foi aquele espaço de reunião em que conseguimos levar o Pastor Henrique Vieira, Frei Betto, e reunir muitos artistas que estavam praticamente esquecidos aqui em Natal”, comenta Barra.
Com o tempo, o que era um grupo de amigos cresceu, saiu do quintal de casa e virou a Cervejaria Resistência como a conhecemos hoje. O que não mudou foi a proposta de ter um local do campo progressista para lançamento de livros, reuniões políticas, exibição de filmes, palestras, debates e shows.
“Os próprios artistas sempre destacaram essa questão acolhedora que eles enxergam na Resistência”, diz Anderson.
No ano passado, a cervejaria vivenciou um momento mais fervoroso com um Comitê de Luta em apoio à campanha de Lula (PT) para a presidência. Chegou a fazer diversas ações em praças, na praia, e trouxe à Natal Guilherme Estrella, o geólogo que descobriu o pré-sal.
“Em 2023, já com a vitória do Lula, parece que o povo se dispersou”, lamenta Barra.
“O próprio Breno Altman, quando veio lançar o livro dele na cervejaria, destacou o perigo que isso representa para a luta contra o fascismo, porque a direita está se fortalecendo, está ali pelas beiras crescendo. O fascismo está vivo. E aí nessa dispersão o povo deixou de ir para a Resistência”, diz.
Mês após mês, de acordo com o criador da cervejaria, a situação foi ficando mais difícil. No primeiro semestre deste ano, a Resistência quase fechou as portas. Um novo gás veio após um incêndio sofrido em junho, quando frequentadores e apoiadores fizeram uma campanha para ajudar a reformar e trazer o espaço de volta. Entretanto, após isso, a crise se agravou novamente.
“Pela primeira vez eu tive que atrasar aluguel, conta de luz. E aí por isso nós resolvemos fazer essa campanha de doação mensal”, explica Barra.
A cervejaria funciona na rua Leonora Armstrong, 35, em Ponta Negra, zona sul de Natal. As doações podem ser feitas por meio do Pix: apoiearesistencia@gmail.com
