Exibição de “Nós do Audiovisual” abre 10ª Mostra de Cinema de Gostoso
Natal, RN 26 de fev 2024

Exibição de “Nós do Audiovisual” abre 10ª Mostra de Cinema de Gostoso

25 de novembro de 2023
4min
Exibição de “Nós do Audiovisual” abre 10ª Mostra de Cinema de Gostoso
Foto: Carmem Felix

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um documentário sobre nós mesmos”. É assim que Clara Leal definiu o curta-metragem “Nós do Audiovisual”. Percorrendo a trajetória de alguns dos 148 jovens que já participaram do Curso de Formação Técnica e Audiovisual desde 2013, o filme abriu a 10ª edição da Mostra de Gostoso nesta sexta-feira (24). Com uma sala de cinema projetado ao ar livre, o evento acontece na Praia de Maceió, município de São Miguel de Gostoso, e se destaca pela função social na formação dos jovens da região.

Um dos mais concorridos e respeitados eventos do audiovisual brasileiro segue até o dia 28 de novembro. A programação é composta por nove longas-metragens e 17 curtas-metragens de 11 estados brasileiros, distribuídos entre as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. A sessão de abertura desse ano reuniu ainda o documentário “As Marias”, dirigido pelo Dannon Lacerda, e a ficção “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, do diretor Haroldo Borges.

Segundo os organizadores Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, responsáveis pela direção geral e curadoria, “a cada nova edição, o projeto, que completa uma década, foi proporcionando desafios maiores e mais estimulantes, que incentivam buscar um aperfeiçoamento constante, tanto na sua infraestrutura, quanto na curadoria”.

Este ano, a Mostra conta, pela primeira vez, com o patrocínio da Petrobras que está retomando o programa Petrobras Cultural, com cinema e outras novidades.

Este é um momento muito especial para a Petrobras, marcando a retomada de vários projetos em nosso programa cultural. Não só a retomada, mas também o início de parcerias, como essa que estamos vivendo hoje. É um momento único, voltando para o cinema, um lugar onde já esteve de forma robusta, com protagonismo”, afirmou Alessandra Teixeira de Teixeira, gerente de Patrocínio e Eventos da estatal.

Mas o maior valor investido é do Governo do Estado. Na solenidade de abertura, a governadora Fátima Bezerra destacou os valores.

É com imensa alegria que o Governo do Estado patrocina esse evento. Uma década de muita história, resistência e luta inspiradora em prol do cinema potiguar.  Desejo aos expectadores quatro dias maravilhosos de exibição dessa Mostra. Assim como desejo muita sorte aos participantes da mostra competitiva. Que sejamos todos vencedores no quesito diversão, entretenimento, reflexão e aprendizado por meio do audiovisual produzido no nosso país”, disse a chefe do poder executivo estadual.

Governadora Fátima Bezerra participa da solenidade de abertura | Foto: Carmem Felix

Através do Programa Cultural Câmara Cascudo, operacionalizado pela Fundação José Augusto, são mais de R$ 541 mil investidos pela renúncia fiscal de ICMS. As empresas Solimão, Interjato e Morsa destinaram parte de seus impostos, que seriam pagos ao Rio Grande do Norte, para este evento.

A importância do programa Câmara Cascudo no investimento em cultura é primeiro tornar as pessoas saudáveis, trabalhar saúde, desenvolvimento e alegria, pois a cultura possibilita toda essa alegria. Quero destacar que, nesses vinte anos de lei, atingimos vinte milhões, coincidentemente. A lei é de autoria da então deputada estadual Fátima Bezerra. Temos um tripé: a sensibilidade de Fátima, vinte anos, vinte milhões. Eram treze milhões, e, com a sensibilidade da governadora, houve um acréscimo de mais sete milhões, totalizando vinte”, destacou Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto.

A 10ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso também conta com recursos na ordem de R$ 150 mil, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, dentro do Projeto Governo Cidadão. E Pela primeira vez, o evento conta também com o patrocínio da Petrobras.

A programação da Mostra se completa com a realização de debates e seminários que acontecem na Pousada dos Ponteiros, além da primeira edição do Work in Progress BrLab/Gostoso, que ocorre na Sala Petrobras, montada especialmente para o evento. É neste espaço que serão exibidos dois filmes em fase final de montagem a um grupo de profissionais brasileiros e estrangeiros composto por curadores de festivais, distribuidores e agentes de venda.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.