Natal: Vereador quer restringir acesso de alunos a aulas sobre gênero
Natal, RN 13 de jul 2024

Natal: Vereador quer restringir acesso de alunos a aulas sobre gênero

1 de novembro de 2023
2min
Natal: Vereador quer restringir acesso de alunos a aulas sobre gênero
Aroldo Alves fala em "doutrinação" | Foto: divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Aroldo Alves (PSDB) quer restringir aos alunos da rede municipal de ensino o acesso às aulas sobre gênero e sexualidade. O objetivo, segundo ele, é “evitar a doutrinação nas escolas”.

Segundo o documento, fica assegurado aos pais e responsáveis o direito de vedar a participação de seus filhos ou tutelados em atividades pedagógicas de gênero realizadas na rede municipal.

A tentativa de restrição é para temas relacionados à orientação sexual, diversidade sexual, igualdade de gênero e outros assuntos similares.

No projeto, Alves resgata a justificativa utilizada pelo deputado federal bolsonarista Jeferson Rodrigues (Republicanos-GO) em proposta semelhante apresentada em Brasília contra o “caráter doutrinário” deste tipo de aula.

Também reivindica outro texto, desta vez estadual, de outra bolsonarista: a deputada Ana Campagnolo, do PL de Santa Catarina.

“Em Natal, esta vereança toma a vanguarda dessa iniciativa”, reivindica Aroldo. 

“Entendemos que cuidar da infância é preocupação fundamental, em especial as crianças e os adolescentes. Esses não podem ser obrigados, pelas instituições de ensino a participarem de atividades que os pais, no seu direito, não desejam”, apresenta. 

Para o parlamentar, o objetivo da proposta é “reforçar o poder familiar como preponderante e prevalente em relação ao mero ativismo educacional.”

O texto foi apresentado nesta terça-feira (30) e está em tramitação, devendo ainda passar pela avaliação dos demais vereadores.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.