Editoras Escribas e CJA inauguram nova livraria em Natal
Natal, RN 3 de mar 2024

Editoras Escribas e CJA inauguram nova livraria em Natal

18 de dezembro de 2023
4min
Editoras Escribas e CJA inauguram nova livraria em Natal
Loja será aberta nesta quinta-feira, com lançamento de livro de Pablo Capistrano.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Natal vai ganhar uma nova livraria. As editoras Escribas e CJA se uniram no desafio de abrir o espaço, ainda sem nome definitivo, na Natal Sul Galeria, esquina das avenidas Prudente de Morais e Nascimento de Castro. A inauguração será nesta quinta-feira (21), das 17h às 22h, com lançamento do livro de crônicas “Papel de Jornal”, do escritor e professor Pablo Capistrano.

A obra é versátil como pretende ser a livraria; reúne textos sobre música, filmes, literatura e teatro. As crônicas foram publicadas individualmente entre 2004 e 2023. A editora explica que a obra é uma espécie de retrospectiva da carreira de Pablo como cronista cultural, sugerindo que seja usada até mesmo como guia, já que apresenta muitas indicações de livros, filmes e quadrinhos. 

A nova loja de livros deve vender, além dos volumes das duas editoras, trabalhos de grandes editoras e os mais procurados pelo público. A sala servirá também como escritório das duas empresas.  

Carlos Fialho | Foto: Luana Tayze

Carlos Fialho (Escribas) e Cleudivan Jânio (CJA) tomaram a decisão depois de atuarem em parceria em diversas ações, como viagens para participar de feiras de livros, eventos realizados pelas duas empresas e negociações em bloco com fornecedores para baratear custos.

“Apesar de ser um espaço pequeno, será bem aconchegante. Duas editoras, que já publicaram, juntas, mais de 500 livros merecem ter uma livraria para que os leitores saibam onde podem encontrar as nossas publicações. Além dos nossos livros, será possível, também, encontrar livros diversos da literatura nacional e universal.”, antecipa Cleudivan, que brinca dizendo que intimou o colega a investirem no negócio.

Cleudivan Jânio | Foto: Silvana Andrade

Fialho chegou a anunciar o encerramento das atividades da editora Escribas, mas o fim da pandemia, mudança no cenário político e trabalhos paralelos o incentivaram a permanecer no segmento.

“Eu passei 2022 vendendo os livros do estoque, mas como voltaram os eventos presenciais, o ano foi bom. Como minha vida já estava mais estável, eu estava exercendo trabalhos que me permitiam fazer planos, achei que não era dessa vez que eu iria fechar de verdade. Ainda mais que com a mudança de governo federal. Nós agentes culturais voltaríamos a ter vez. Isso foi decisivo também.”, detalha o editor e escritor Carlos Fialho, lembrando que autores e parceiros já aprovaram projetos em editais e entraram em contato para viabilizar produtos literários. "Editais como o FIC Municipal e as leis Paulo Gustavo em todas as suas instâncias são um alento enorme para o mercado cultural: todo mundo trabalha e sai ganhando", avalia.

Cleudivan destaca que haverá eventos, como lançamentos e debates com os autores. “Apesar de sermos editoras que em tese, poderíamos dizer que somos concorrentes, mas nunca fomos isso. A gente tá mesmo, é, em parceria, em prol da literatura potiguar. Essa é realmente a finalidade desse projeto. E o ato de nos dedicarmos à literatura já é um desafio. Esse será apenas mais um desafio nessa nossa jornada”, completa o editor.

Serviço | Abertura de livraria e lançamento de livro
Data: quinta-feira, 21 de dezembro de 2023
Horário: 17h às 22h
Local: Natal Sul Galeria – corredor interno – esquina da Prudente de Morais com Nascimento de Castro.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.