Fotógrafa registra passagem de meteoro pelo céu de Caicó
Natal, RN 22 de mai 2024

Fotógrafa registra passagem de meteoro pelo céu de Caicó

23 de dezembro de 2023
2min
Fotógrafa registra passagem de meteoro pelo céu de Caicó
Registro em Caicó I Imagem: reprodução redes sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma fotógrafa registrou no céu de Caicó (RN), na noite desta sexta (22), a passagem do que pode ser um meteoro, que se desfez ao entrar em atrito com a atmosfera, deixando um rastro de fogo.

Pela ocorrência de outras épocas do ano nessa época, é provável que seja um meteoro. É um fenômeno comum e é registrado dessa forma mesmo. Como a máquina tem uma longa exposição, deixa esse rastro na imagem. Na entrada [da atmosfera], essas rochas queimam, é o que a gente também chama de bólido, deixam rastros e, muitas vezes, pode haver uma pequena explosão. É comumente, também chamada de estrela cadente”, explica o astrofísico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Dias do Nascimento Jr.

O fenômeno, não por acaso, foi registrado na cidade de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, a cerca de 270 quilômetros de Natal.

Caicó é bem favorável porque tem o céu limpo, clima seco faz com que as pessoas possam observar esses fenômenos naturais”, completa Dias, que é especialista em Exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) e estrelas.

Apesar da previsão de uma chuva de meteoros que poderia ser observada em todo o país em meados de dezembro, o professor da UFRN avalia ser mais provável que o fenômeno registrado se trate da queda de um meteoro. Dias também analisou a possibilidade do fenômeno visto ser resultado da reentrada na órbita da Terra de um foguete da China lançado em 2018, mas afirmou que não foram emitidos alertas pelas agências, como costuma ocorrer normalmente.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.