Instituto Ágora abre inscrições e oferece aulas gratuitas de japonês
Natal, RN 5 de mar 2024

Instituto Ágora abre inscrições e oferece aulas gratuitas de japonês

8 de janeiro de 2024
4min
Instituto Ágora abre inscrições e oferece aulas gratuitas de japonês
Foto: Wallacy Medeiros – CPI/Comunica

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A escola de idiomas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Ágora, lançou editais para os cursos do primeiro semestre letivo de 2024, com novidade: duas turmas gratuitas de Japonês, resultado de convênio com a Japan Foundation, no programa Idiomas sem Fronteiras.

As aulas serão oferecidas às terças e quintas pela manhã e à noite, horário priorizado pelo instituto para dar oportunidade a estudantes trabalhadores.  

Também serão disponibilizados cursos regulares presenciais de Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Libras, Latim e Português para Estrangeiros (esse último em edital próprio, a ser lançado ainda nesta semana), com taxa semestral de R$ 250.

“O valor das matrículas, cerca de apenas 20% do que se paga em um curso normal, é fruto do fomento do governo federal à UFRN, que abarca nossos maiores encargos de energia e manutenção, o que nos deixa em condições de destinar o valor da matrícula exclusivamente ao pagamento dos professores bolsistas”, explica a vice-diretora do Instituto Ágora e coordenadora institucional do Idiomas sem Fronteiras da UFRN, Izabel Souza.

As inscrições serão realizadas no dia 22 de janeiro, para estudantes bolsistas assistidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), 23 de janeiro para o público externo à UFRN e 24 de janeiro para estudantes e servidores da UFRN na condição de contribuintes.

Todos os candidatos devem realizar a inscrição pelo Sigaa da UFRN, seguindo as guias “Processos Seletivos” e “Processos Seletivos – Formação Complementar”. Alternativamente, o candidato pode acessar o link http://bit.ly/agoraufrn e preencher todos os formulários solicitados. As inscrições começam às 12h e encerram às 23h59 nas respectivas datas.

Interessados em cursar níveis mais avançados devem se inscrever no Nível 1 da língua desejada e realizar o Teste de Nivelamento. Para isso, é necessário marcar a opção correspondente no Questionário Investigativo durante a inscrição (ver Item 2.4.3 do Edital em anexo). O resultado do teste será divulgado em 8 de fevereiro. O início das aulas está marcado para 4 de março, com término em 6 de julho.

Cada turma será composta por até 25 estudantes. Inglês tem a maior oferta de vagas, com 10 turmas iniciais. Francês e Espanhol oferecem quatro turmas para o primeiro nível; Alemão, três; Libras tem duas para o básico e mais duas turmas de conversação; enquanto para Latim haverá uma turma.

Izabel Souza fala sobre importância dos cursos para as comunidades acadêmica e externa. Foto: cedida.

Na avaliação de Izabel Souza, o Instituto é essencial para a comunidade acadêmica da UFRN e muito importante para o público em geral.

“A posição do Ágora é estratégica para a internacionalização acadêmica da UFRN. As pesquisas de alto porte e de relevância internacional acontecem em línguas estrangeiras, uma vez que precisamos de parcerias com universidades de outros países para fazer com que estas pesquisas sejam viabilizadas. Além disso, existem as parcerias de doutorados sanduíches e outros convênios que requerem nível B1 de idiomas”, explicou, argumentando ainda que oferecem cursos de diversos idiomas “a uma contemporaneidade exposta à globalização e à internet que misturam informação e cultura  de todos os países do mundo ao acesso de um click”.  

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.