Cooperativa Cultural celebra literatura feminina com o Selo Mulherio
Natal, RN 23 de fev 2024

Cooperativa Cultural celebra literatura feminina com o Selo Mulherio

6 de fevereiro de 2024
3min
Cooperativa Cultural celebra literatura feminina com o Selo Mulherio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Ana Laura Alvarenga

A Livraria Cooperativa Cultural recebeu integrantes do Mulherio das Letras, que pessoalmente adicionaram os selos do projeto “Selo Mulherio Nísia Indica” em livros selecionados do acervo. Ocorrido no dia 29 de janeiro, o gesto simboliza a parceria entre o grupo e a cooperativa para fortalecer o compromisso conjunto em promover autoras femininas.

O Selo Mulherio Nísia Indica surge como uma resposta ao desejo de promover e valorizar o trabalho de escritoras, não apenas do Rio Grande do Norte, mas de diversas regiões. A missão do selo é clara e poderosa: recomendar obras de autoria feminina e, posteriormente, incentivar sua circulação nas livrarias que decidirem se unir à iniciativa.

“O Mulherio das Letras surgiu com o objetivo de apoiar o trabalho literário de autoria feminina bem como as atividades correlatas ao mercado, tais como ilustração, edição, entre outras. A ideia do Selo Mulherio Nísia Indica carrega uma missão, indicarmos obras de autoria feminina, sejam elas potiguares ou não", diz Kalina Paiva, professora de Língua Portuguesa, Literatura e uma das idealizadoras do projeto.

Então quando o selo estiver nas obras que o Mulherio Indica significa que, em uníssono, reconhecemos a importância de determinadas obras. Com isso, esperamos que leitores(as) se interessem em comprar e ler tais obras por nós sinalizadas. É uma ação simples, porém acreditamos que fará a diferença.”

A Livraria Cooperativa Cultural, entendendo a importância desse movimento, abre as portas para receber o Selo Mulherio Nísia Indica. O papel fundamental da cooperativa se destaca ao apoiar ativamente a missão do selo, colaborando para a ampliação do alcance e visibilidade das obras escritas por mulheres. Este gesto solidário reforça o compromisso da Cooperativa Cultural em promover a diversidade literária e a representatividade feminina em seu espaço.

O Selo Mulherio Nísia Indica destaca-se por suas recomendações diversas, incluindo obras estudadas durante os encontros mensais do Mulherio das Letras em 2003. Essa seleção especial enriquece as indicações atuais e também conecta o projeto ao rico histórico literário construído ao longo dos anos pelo grupo.

Contando com a participação ativa de professoras e pesquisadoras, o selo representa um reconhecimento coletivo da importância dessas obras, estimulando os leitores a se interessarem por essas indicações. Mais do que simplesmente indicar, o Selo Mulherio Nísia Indica busca criar uma "ciranda dos livros" na cidade, movimentando o cenário literário local e impulsionando a compra de obras escritas por mulheres.

O Mulherio das Letras e a Livraria Cooperativa Cultural esperam, não apenas o apoio de leitores individuais, mas também, de um grupo de mulheres comprometidas em impulsionar a literatura feminina no estado. O Selo Mulherio Nísia Indica promete ser um marco na valorização e promoção das autoras, contribuindo para a diversidade e representatividade no cenário literário potiguar.

A coleção reúne livros do acervo selecionados por integrantes do Mulherio das Letras, que pessoalmente adicionaram os selos do projeto. A proposta é promover e valorizar obras de autoras do Rio Grande do Norte e de outras regiões

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.