Terceirizados da limpeza da UFRN protestam contra salários atrasados
Natal, RN 5 de mar 2024

Terceirizados da limpeza da UFRN protestam contra salários atrasados

15 de janeiro de 2024
3min
Terceirizados da limpeza da UFRN protestam contra salários atrasados
Terceirizados da limpeza protestam contra salários atrasados I Foto: cedida

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com salários atrasados há 15 dias e sem previsão de pagamento, os trabalhadores terceirizados responsáveis pelo setor de limpeza da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fizeram um protesto na manhã desta segunda (15).

O setor financeiro diz que não tem dinheiro, não deram nem uma previsão. Para muitas famílias, essa aqui é a única fonte de renda e esse é um problema que já vem se repetindo há um ano e meio”, reclama Lorena Silva, que é ASG na Universidade e sustenta a casa com a mãe e uma filha de dez anos.

Através de ligação e mensagem, a agência Saiba Mais tentou contato com a empresa CriArt Serviços, responsável pelos terceirizados que atuam na limpeza da UFRN, mas nós não obtivemos retorno até a publicação desta matéria.

Por meio de nota, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) da UFRN informou que verificou junto à empresa o atraso no pagamento dos terceirizados, que deveria ter sido efetuado no dia 8, e que está tentando contato com a empresa para normalizar os pagamentos até esta terça (16). Além disso, a UFRN disse que também está apurando os descumprimentos contratuais ocorridos.

Foto: cedida

A CriArt Serviços é uma empresa do Grupo Simões Pereira que atua nas áreas de Limpeza e Conservação, Portaria, Zeladoria, Recepção, Telefonia, além outros serviços em shoppings centers, condomínios, escritórios, clínicas, hospitais e escolas.

Segundo o endereço disponibilizado no site, a Criart tem sede no Ceará e atuação em vários estados do país. Além do Rio Grande do Norte, o grupo também tem trabalhos na Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Roraima, Amazonas, Pará e Rondônia.

Durante a manifestação desta segunda, o grupo de terceirizados da limpeza fez uma caminhada passando pelo Centro de Convivência e pela Reitoria. Durante a manifestação, a Universidade permaneceu sem os serviços de limpeza.

Confira a nota da UFRN na íntegra:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) verificou que a empresa contratada para os serviços terceirizados de limpeza ainda não efetuou o pagamento do salário dos funcionários, que deveria ter sido realizado até o dia 8 de janeiro. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Administração (Proad-UFRN) segue em contato com a empresa, respeitando os direitos dos trabalhadores e as prerrogativas legais, e espera que os valores sejam pagos até esta terça-feira, 16. A UFRN também está acionando as cláusulas do contrato e apurando os descumprimentos contratuais ocorridos.”

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.