Paulinho Freire assina pedido de impeachment contra Lula
Natal, RN 16 de abr 2024

Paulinho Freire assina pedido de impeachment contra Lula

21 de fevereiro de 2024
2min
Paulinho Freire assina pedido de impeachment contra Lula
Paulinho Freire I Foto: reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O pedido de impeachment contra Lula, apresentado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), continha, até esta quarta-feira (21), a assinatura de 129 deputados, entre eles, a de três parlamentares pelo Rio Grande do Norte: os assumidamente bolsonaristas General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL), além do pré-candidato à Prefeitura do Natal, Paulinho Freire (União).

A oposição ao governo diz que as declarações de Lula sobre a guerra na Faixa de Gaza ferem o artigo 5º da Constituição Federal, no qual está classificado como crime ‘cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

A extrema-direita se refere ao episódio ocorrido durante compromissos do presidente da República na Etiópia, no início da semana:

“É preciso parar de ser pequeno, quando a gente precisa ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou Lula.

Num claro alinhamento à extrema direita e ao bolsonarismo, apesar de não ter feito propaganda do voto em suas redes sociais, Paulinho Freire costuma ser discreto em suas publicações. Na capital potiguar, Freire teve o nome lançado pelo presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome (PP), em janeiro deste ano. Antes de partir para Brasília para assumir o cargo de deputado federal, Paulinho é que ocupava o cargo de presidente da Câmara, onde permaneceu de 2019 a 2023.

Chances nulas

Apesar dos 129 votos (adesão maior do que a do impeachment de Dilma Rousseff, quando foram contabilizadas 124 assinaturas) pelo impeachment, os analistas políticos apontam como nulas as chances do andamento do processo.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.