Breno Altman lança em Natal livro “Contra o Sionismo”, sobre Israel
Natal, RN 30 de mai 2024

Breno Altman lança em Natal livro “Contra o Sionismo”, sobre Israel

11 de março de 2024
4min
Breno Altman lança em Natal livro “Contra o Sionismo”, sobre Israel
Foto: Cadu Bazilevski/SJSP

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O jornalista judeu Breno Altman lança nesta segunda-feira (11) em Natal seu livro “Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista”. O evento será na Cervejaria Resistência, em Ponta Negra, a partir das 18h.

Antes da sessão de autógrafos, Altman fará uma palestra, seguida de um debate com a plateia. O jornalista e autor da obra é fundador do site Opera Mundi, onde escreve e apresenta os programas 20 Minutos e Outubro.

A publicação é definida por Altman como “um livro de combate”. 

“No calor dos acontecimentos precipitados após 7 de outubro de 2023, dediquei-me a algumas exposições sobre as razões do conflito que opõe o Estado de Israel e o povo palestino. Feitas de improviso, foram apresentadas no programa 20 MINUTOS, exibido no canal de Opera Mundi no YouTube. Essas intervenções foram degravadas e tiveram seus textos preparados, e a mim foi proposta a ideia de publicá-las, como dizia-se antigamente, em um opúsculo. O argumento era forte: a comunicação escrita organiza melhor o pensamento e permite uma absorção superior que as mensagens audiovisuais”, classificou.

Desde que o conflito na Faixa de Gaza explodiu mais uma vez, a partir de outubro, Breno Altman tem sofrido perseguições. A Polícia Federal abriu inquérito em dezembro para investigá-lo, a pedido Ministério Público Federal (MPF), em razão de uma denúncia feita pela Confederação Israelista do Brasil (Conib).

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lançou ainda no final de dezembro uma nota, em que chama o inquérito contra o jornalista de “perseguição”.

Foto: Erivaldo Cunha/TV Roda de Conversa

“Confundir as posições antissionistas de Altman – cidadão judeu – com crime de antissemitismo é fazer o jogo dos que defendem o genocídio que o governo de Israel comete na Palestina, ao provocar milhares de assassinatos, inclusive de inocentes crianças”, apontou a organização.

“Para a ABI essa investigação soa como evidente assédio a um jornalista crítico. Uma tentativa de calá-lo com ameaça de um processo criminal, o que é inconcebível no estado democrático de direito, que todos nós jornalistas sempre nos empenhamos em defender, notadamente nos últimos anos”, afirmou a entidade.

“Contra o Sionismo” foi lançado em dezembro do ano passado e neste mês Altman iniciou um giro pelo Nordeste. A primeira cidade foi Campina Grande, na Paraíba, no dia 4. Até abril, terá visitado 10 cidades nordestinas, em oito estados diferentes. 

O fundador do Opera Mundi já está na capital. Neste domingo (10), ele esteve em visita na comunidade do Jacó, na zona leste de Natal, ao lado do vereador Daniel Valença (PT) e da deputada federal Natália Bonavides (PT).

O lançamento do livro em Natal recebe apoio do PT, Federação Brasil da Esperança, MST, PSOL Natal, CUT-RN e Comitê Estadual de Solidariedade à Palestina.

SERVIÇO

O que? Lançamento do livro “Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista”

Quando? Dia 11 de março, às 18hOnde? Cervejaria Resistência (Rua Leonora Armstrong, 35, Ponta Negra, Natal-RN)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.