Cultura Ballroom exibe curta e tem evento para conscientização da AIDS
Natal, RN 20 de mai 2024

Cultura Ballroom exibe curta e tem evento para conscientização da AIDS

28 de março de 2024
4min
Cultura Ballroom exibe curta e tem evento para conscientização da AIDS
No RN, cultura Ballroom é nova e se fortalece | foto: Gil Araújo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Cultura Ballroom potiguar cresce a cada dia e a cada nova edição fortalece o movimento LGBTQIAP+ de Natal. No próximo sábado (30), às 15h, o Centro Cultural Nestor Lima, em Parnamirim, vai receber dois eventos especiais e gratuitos: a 3ª edição do Cine AiD$ e a Cre(Sida) Mini Ball. 

O 'Cine AiD$' é um projeto que promove a conscientização e a reflexão sobre a epidemia de HIV e AIDS, especialmente no Rio Grande do Norte. É pensando nisso, que o curta “Aquela Criança com AiD$” será exibido no local. Logo em seguida, é a vez da Cre (Sida) Mini Ball celebrar a vida, a beleza e a criatividade humana com a cultura do Ballroom. 

AiD$ - coloca-se o cifrão no final da sigla Aids como forma de reforçar que está sendo falando de uma epidemia social.

A cultura Ballroom surgiu como uma expressão artística e política, marcada pela diversidade LGBTQIAP+, que teve origem nas comunidades marginalizadas de Nova York nos anos 60. Este movimento abrange uma gama de atividades, que incluem competições de dança, performances, moda e música e proporcionam um espaço seguro e inclusivo para os participantes expressarem seus talentos e autenticidades.

Temática da Mini Ball terá relação com o curta 

“A Cre(Sida) Mini Ball foi inteiramente inspirada no roteiro do filme, e tem como objetivo principal resgatar a importância da Ballroom como uma ferramenta de resistência e empoderamento para comunidades marginalizadas. O nome Cre(Sida) – Pois eu cresci da Ball representa a capacidade de transmutar a violência, o estigma e o ódio em uma celebração da vida e da diversidade”, comentou Lili Nascimento, responsável pelo filme e pela Mini Ball. 

Reprodução/ Redes sociais

Já o curta, é o primeiro filme brasileiro a integrar a renomada curadoria para o 34° DWA em 2023 da Visual AIDS. O filme, dirigido por Overall Princess Hiura Baixíssima, aborda as vivências e pesquisas sobre a transmissão vertical do HIV, trazendo à tona questões importantes sobre saúde, vida e superação.

No Rio Grande do Norte, os casos de HIV cresceram 553% nos últimos 10 anos. Já a aids teve crescimento de 31,5%. É importante lembrar que a aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. Ou seja, ter HIV não significa que a pessoa desenvolverá aids; Saiba + 

https://saibamais.jor.br/2023/12/casos-de-hiv-explodem-no-rn-e-crescem-553-em-10-anos/

A Cre(Sida) Mini Ball conta com o apoio do Centro Cultural Nestor Lima e da Lei Paulo Gustavo do município de Parnamirim. Confira mais informações sobre o evento em @Ballroomrn

Serviço

A ball terá quatro categorias com premiação em dinheiro:

  • Face, 
  • Runway, 
  • Fashion Killa,
  • Sex Siren

Deseja concorrer em alguma categoria? Confira as regras e prêmios: 

Nascer
Face – Sonhos de nascimento – prêmio de R$100
“O começo de tudo germina em nós”
Toda beleza, toda caminhada, todo futuro… Tudo tem origem dentro de nós! Nascer é a tomada de consciência dessa potência, entre em contato com as memórias mais bonitas e mostre no rosto a grandeza dos seus sonhos. (OBS: Use algum elemento da natureza).

Crescer ato 1
Fashion Killa – Futuros possíveis – prêmio de $100
“A cura já foi polinizada em nós”
Tempos pandemicos tem avançado, mas não sem serem questionados. Este é o momento de transmutar todo ódio em pulsão de criação!
(OBS: Obrigatório uso de materiais brilhosos).

Crescer – ato 2
Runway – Tag Team – Prêmio de $100
“É pra falar de nós aqui!”
Dos retalhos de nossos silêncios tecemos redes, juntos, na coletividade, insistindo na vida, vida em abundância estou dizendo. Escolha uma parceria para sua caminhada, afinal o futuro é construído em comunidade.

Envelhecer
Sex Sire – Pulsão de vida – Prêmio de $100
“Ontem ela me escreveu: Amor é sobre ação”
Vivenciar o exercício de nossa sexualidade na abundância e plenitude, para além do sexo, isso é sobre vida! Amor não é ilusão, é verbo que se conjuga na confiança de nossa potência. Dance essa essência!
(OBS: obrigatório uso de roupas).

Local: Centro Cultural Nestor Lima, em Parnamirim

Horário: 15h

Entrada: Gratuita 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.