Festival Cenas da Periferia traz rapper Rincon Sapiência a Natal 
Natal, RN 27 de abr 2024

Festival Cenas da Periferia traz rapper Rincon Sapiência a Natal 

19 de março de 2024
4min
Festival Cenas da Periferia traz rapper Rincon Sapiência a Natal 
Evento acontece no Teatro de Arena que é conhecido como “Rodinha do Padre”, na Zona Oeste de Natal - Foto: Luana Taize

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quase 3 anos depois da primeira edição em Natal, o Festival Cenas da Periferia vai voltar a acontecer nos próximos dias (23) e (24) de março. O fim de semana do evento de hip hop, terá uma programação que vai de batalhas de rima, apresentações musicais, competições de breaking, até intervenções urbanas, como o grafite. As atividades serão gratuitas e acontecerão no Galpão Multiuso Esperança e no Teatro de Arena, o Rodinha do Padre, que fica no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. 

A segunda edição do Festival vai contar ainda com a presença do rapper paulistano Rincon Sapiência, que fará um show gratuito e participará de uma roda de conversa no local. Além disso, atrações que são referências potiguares do hip hop, rap, funk, trap e outras modalidades artísticas fazem parte da programação do evento. Passam pela atividade, Cafuza da Baixada, Ravia, Amém Ore, Leozinho do BA, Jennify C, Nick, Mexicano, WSEIS, Nillo MC, Melsky, Frizzy Mc e outros. 

Rincon é referência no rap nacional. - Foto: Andreh Santos/Divulgação

Projeto quer mostrar o que tem de bonito dentro das comunidades

O hiphop pode ser dividido em 4 pilares principais, como o Rap, os MCs, o Breaking e o Grafitti. Vale destacar que o Breaking Dance, praticado pelos B-boys e B-girls, vai estar nos Jogos Olímpicos de Paris como uma dança esportiva. Por ser um movimento de periferia, a cultura do hiphop ainda é marginalizada e estigmatizada pelos demais setores da sociedade. 

Haylene Dantas, idealizadora do Festival e produtora cultural, conta que o evento surgiu da ideia de dar voz a ações culturais periféricas que são marginalizadas pela sociedade. Segundo a produtora, o festival nasceu também com o intuito de mostrar a pluralidade cultural dentro das periferias de Natal. “A gente fez uma primeira edição através do Edital da Aldir Blanc. E a gente entende, enquanto realizador e cultural aqui na cidade, que as comunidades ainda são muito carentes de atividades voltadas pros seus centros, né? E é um lugar muito plural. Um lugar que tem uma influência muito grande de inúmeras artes”, explica. 

Para a produtora, festivais como esse são importantes para mostrar que a arte pode transformar realidades dentro da periferia. “Cada vez mais a gente entende o poder que a arte tem de transformar realidades, vidas. Esperançar uma possibilidade de transformação da vida. De ser um lugar de rentabilidade financeira, de encontro profissional, de gerar uma economia criativa também em determinado lugar. Natal, ela é muito rica nas comunidades. Ela tem uma vida muito pulsante nas comunidades.”, defende. 

O Cenas da Periferia quer mostrar que esse lado da cidade também é bonito. “A gente quer mostrar um lado que muitas vezes não é mostrado nas grandes mídias, nos jornais, nas TVs. A gente está se mobilizando para conseguir mostrar o que tem de bonito dentro das comunidades.”, finaliza a produtora. 

O Festival tem como objetivo proporcionar lazer e também provocar a sensação de pertencimento na ocupação desses determinados espaços urbanos. Em 2024, a organização do evento espera atrair mais de 2 mil pessoas só neste fim de semana. O “Cenas da Periferia” tem realização da HD Produções e Lucas Diniz com recursos do Programa Djalma Maranhão, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço: 

Segunda Edição do Festival Cenas da Periferia

Data: Sábado (23)

Local: Galpão Multiuso Esperança, R.Cajazeiras, 140-180

Ingressos: https://outgo.com.br/festival-cenas-da-periferia

Data: Domingo (24)

Local: Rodinha do Padre (Teatro de Arena) Arena Esperança 

Av. Paraíba, 11 - Cidade da Esperança.

Mais informações: @cenasdaperiferia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.