RN realiza primeira conferência estadual que discute migração
Natal, RN 27 de abr 2024

RN realiza primeira conferência estadual que discute migração

12 de março de 2024
3min
RN realiza primeira conferência estadual que discute migração
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nos próximos dias 27 e 28 de março, acontece a I Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do RN (COMIGRAR - RN), das 8h às 17h. O evento, que tem como tema "Cidadania em Movimento", será realizado na Escola do Governo, localizada no Centro Administrativo do Governo do Rio Grande do Norte, em Natal, e é aberto à participação de qualquer pessoa interessada na temática.

A iniciativa quer proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre as experiências e desafios enfrentados por pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, além de buscar soluções para promover a inclusão e garantir os direitos dessas comunidades. Assim, o evento quer promover o diálogo e ações efetivas a favor da proteção e acolhimento desse público.

“Queremos trabalhar na perspectiva de garantir a participação das pessoas beneficiárias dessas políticas nas decisões que dizem respeito ao rumo de seus próprios caminhos”, explica Thales Dantas, presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (Ceram-RN).

“O objetivo é realizar esse momento de maneira clara e participativa, e com a prestação de contas do que o Governo do Estado fez nos últimos anos em torno dessa pauta. Esperamos que, com o aprofundamento dessas discussões, a gente aperfeiçoe cada vez mais as políticas e ações do governo do estado em parceria com o governo federal e os municípios, na inclusão e proteção da população refugiada, apátrida e migrante aqui no RN ”, ressalta Dantas.

As inscrições para participação na COMIGRAR-RN já estão abertas e vão até o dia 25 de março. A pessoa interessada em participar do evento deve se inscrever de forma virtual por meio deste link.

Decreto aprovado sexta (08) é pontapé para plano estadual

No último dia 08, o Governo do RN lançou o decreto que define as diretrizes para a elaboração do plano estadual de políticas voltadas às mulheres refugiadas, apátridas e migrantes no Rio Grande do Norte.

A proposta foi coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, e entregue para assinatura por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) à governadora do estado, Fátima Bezerra, na última sexta-feira.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.