Teatro Sandoval Wanderley pode reabrir em dois meses
Natal, RN 27 de abr 2024

Teatro Sandoval Wanderley pode reabrir em dois meses

27 de março de 2024
1min
Teatro Sandoval Wanderley pode reabrir em dois meses
Imagem do projeto do novo "Teatrinho do Povo" | Foto: Divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Teatro Sandoval Wanderley vai passar mais um Dia Mundial do Teatro, comemorado nesta quarta-feira (27), sem receber o público. É que o “Teatrinho do Povo”, como também é conhecido, está fechado desde 2009. Uma boa notícia, entretanto, é que ele pode, enfim, voltar a abrir suas portas em 2024. A previsão é que a reabertura se dê em até dois meses, ou seja, por volta do final de maio, segundo a direção do equipamento.

O Sandoval Wanderley, ou “Teatrinho do Povo”, fica no bairro do Alecrim e é o único teatro municipal de Natal. Em outubro de 2022, a Prefeitura assinou uma ordem de serviço e prometeu uma recuperação total da estrutura. O investimento anunciado pelo poder executivo à época foi de quase R$ 6 milhões e a previsão da reforma era de 6 a 10 meses. Deveria ter voltado em 2023, o que ainda não aconteceu.

Segundo Lenilton Teixeira, diretor do Sandoval Wanderley, a demora para entregar o equipamento acontece em razão de problemas da burocracia.

“O atraso se dá muito mais por esses trâmites burocráticos que vão se encontrando no meio do caminho. As questões de comprovação, licitação, pagamento e atraso de pagamento dificultam um pouco os prazos desejados anteriormente”, diz.

O diretor, entretanto, explica que a parte da estrutura física do teatro, como alvenaria e pisos, já está pronta. Agora, resta apenas a parte da eletricidade. 

“Uma parte do teto e uma parte das laterais só podem ser fechadas quando colocar essa parte elétrica, que já está contactada com uma empresa”, explica Teixeira.

Segundo o artista, a previsão de reabertura em até dois meses “é otimista, mas não fora da realidade”. 

“Ela pode ser furada, claro, porque existem essas questões que dependem de acertos burocráticos, de contratos, de tudo isso, tem suas fragilidades e seus problemas que fogem ao controle, mas eu acredito que possa acontecer no máximo em dois meses”, acredita o gestor.

Ao reabrir, o diretor do teatro espera que o Sandoval Wanderley contribua com a comunidade do Alecrim e também com os grupos iniciantes. 

“Você tem um espaço para 180 pessoas. Então os grupos menores que têm menor poder de mídia para divulgar seus espetáculos conseguem até 100 pessoas nesse espaço para fazer uma lotação”, afirma.

“É também uma vantagem para o espaço físico do Alecrim, que é um espaço de comércio, mas ainda tem os moradores nas adjacências, e o teatro não funciona só à noite, ele pode funcionar em várias horas, pode ter outras atividades que ultrapassam o mero uso para espetáculos de música, teatro ou dança”, diz o gestor do Sandoval.

Na capital, ainda existem o Alberto Maranhão (Ribeira) e o Teatro de Cultura Popular (Tirol), administrados pela Fundação José Augusto, órgão do governo do estado. O TCP, por sua vez, também está fechado, restando apenas o Teatro Alberto Maranhão totalmente em funcionamento no momento.

À época da assinatura da ordem de serviço, a Prefeitura informou que o novo Teatro Sandoval Wanderley receberá moderna fachada, nova recepção, sala de leitura, espaço multiuso, sala de reunião, cafeteria, painéis acústicos, nuvens acústicas, bancos nas janelas, saídas integradas, área de convivência, acesso à Escola Estadual João Tibúrcio, Foyer, camarins, espaços cênicos e teatro retrátil. 

O projeto foi elaborado entre as Secretarias de Cultura (Secult-Funcarte), Planejamento (Sempla), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Mobilidade Urbana (STTU), por meio de um Comitê Técnico de Acompanhamento dos Projetos.

O Sandoval Wanderley foi construído em 1959, com o objetivo de ser um teatro popular. Recebeu antes, ao longo dos anos, pequenos reparos até o seu fechamento.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.