Complexo Cultural da Rampa recebe 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Natal, RN 26 de mai 2024

Complexo Cultural da Rampa recebe 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

12 de abril de 2024
4min
Complexo Cultural da Rampa recebe 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Mostra terá entrada gratuita / foto: Cynthia Campo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa na próxima segunda-feira (15), no Complexo Cultural da Rampa, no Bairro de Santos Reis, em Natal. Com entrada gratuita,  a mostra vai exibir filmes direcionados ao público jovem e infanto-juvenil, com sessões livres e classificação indicativa de até 14 anos. O evento acontecerá nos dias 15, 17 e 19 de abril, das 9h às 11h. Neste ano, as exibições também têm acessibilidade através de legenda para surdos e ensurdecidos, e libras.

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, ocorre desde dezembro de 2023, e trabalha na diversidade temática e regional do cinema em prol dos direitos humanos. Com uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF-Niterói, em parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a edição potiguar conta com a organização das equipes da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte e da Fundação José Augusto.

Mary Land Brito, Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, destaca que o evento proporciona uma aproximação de crianças e adolescentes à linguagem cinematográfica, estando em ambientes de ensino formal ou não. “É um evento extremamente relevante para atender a necessidade no processo de formação de público para o cinema. Proporcionando a aproximação de crianças e adolescentes a linguagem cinematográfica, seja em ambiente formal ou não formal de ensino, uma vez que o cinema é capaz de tornar-se uma ferramenta proporcionadora de aprendizagens. Além disso, trazer a democratização do acesso da população às atividades culturais, seja através da gratuidade, da linguagem e do conhecimento”, comenta.

13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos 

Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes” a mostra explora o papel do cinema na defesa dos direitos humanos em um cenário de reconstrução nacional. O evento é composto por uma Mostra de Cinema, com filmes de todas as regiões do país, fomentando os debates e a divulgação a respeito do tema dos direitos humanos. A Mostra vai passar pelas 26 capitais e no Distrito Federal de modo presencial, e também seguirá disponível online em uma plataforma de streaming em sua ação de difusão. Entre os dias 19 e 22 de março deste ano, Natal recebeu o evento no Laboratório de Comunicação (LabCom) do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizado no bairro de Lagoa Nova.

Uma das produções exibidas, na ocasião, foi o documentárioUm Filme de Verão,” que teve a direção da mestra em cinema, Jo Serfaty, e produção executiva de Julia Motta, doutoranda em Antropologia pela UFRN.

Confira a programação:

15/04 [dia 1]

Exibição: 9h-11h
Sessão Raízes
Reúne curtas e médias-metragens em que a pesquisa de memórias ancestrais é estratégia de criação.

Filmes | aproximadamente 1 hora e 40 minutos

Travessia, 5 min, LIVRE
Filha Natural, 16 min, LIVRE

Mãri Hi – A Árvore do Sonho, 18 min, LIVRE
O que pode um corpo?, 14 min, LIVRE

Nossa mãe era atriz, 26 min, 12 anos
A poeira dos pequenos segredos, 20 min, 14 anos

17/04 [dia 2]

Exibição: 09h-11h
Sessão Frutos 2
Realizado pelas crianças da Escola Municipal José Albino Pimentel e destinado às crianças do futuro.

Filmes | aproximadamente 51 minutos

Tesouro Quilombola, 23 min, LIVRE

Mutirão, O Filme, 10 min, LIVRE

Cósmica, 7 min, LIVRE O Pato, 11 min, 14 anos

19/04 [dia 3]

Exibição: 09h-11h
Sessão Frutos 1
Sessão para o público infanto-juvenil.

Filme | aproximadamente 1 hora e 35 minutos

Um Filme de Verão, 95 min, 14 anos
Direção: Jo Serfaty Produção: Julia Motta
Direção de Fotografia: Pedro Pipano
Elenco: Caio Neves, Ronaldo Lessa, Karollyane Rabech, Junior Souza, Barbara Marques

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.