Concurso Unificado tem 42 mil inscritos no RN e acontece em 4 cidades
Natal, RN 30 de mai 2024

Concurso Unificado tem 42 mil inscritos no RN e acontece em 4 cidades

9 de abril de 2024
4min
Concurso Unificado tem 42 mil inscritos no RN e acontece em 4 cidades
Provas vão acontecer no dia 5 de maio - Foto: Divulgação / Freepik

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que já possui 2,1 milhões de inscritos e é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, vai acontecer no próximo dia 5 de maio em todo o território nacional. Ao todo, serão aplicadas provas em mais de 228 cidades do Brasil. Já no Rio Grande do Norte, mais de 42 mil inscritos estão divididos em quatro municípios, são eles: Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim.

A capital Natal é a cidade com mais inscritos no RN, sendo também o 16° município, das vinte cidades com mais inscritos no país, com 28.447 candidatos do total de 42.967 do estado. Em seguida vem Mossoró com 7.414; seguido de Parnamirim, com 4.302; e, por último, Caicó, com 2.804. Para a realização do "Enem dos Concursos", as cidades selecionadas precisavam ter mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do certame , as provas serão aplicadas em cidades próximas. No Nordeste, os candidatos vão realizar a prova em 61 municípios, sendo quatro deles no Rio Grande do Norte. O objetivo, segundo o Ministério de Gestão, é para que os candidatos possam fazer as provas mais perto de suas casas.

O que é o Enem dos Concursos

O Concurso Público Nacional Unificado, que também é chamado de “Enem dos Concursos” , é um modelo inovador de seleção de servidores públicos que foi criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Esse modelo é a realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, por meio da aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.

Vale mencionar, que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou, nesta terça-feira (9), que candidatos com idade entre 20 e 44 anos são 80,3% do total de inscritos no CPNU, mais do que o dobro do que essa faixa de idade representa na composição da população brasileira: 38,72%, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 Os objetivos do certame são promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; melhorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo que se priorize as qualificações para o desempenho das atividades característicos do setor público; padronizar procedimentos na aplicação das provas; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do exame.

Os milhões de brasileiros inscritos disputarão 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Com taxa única de inscrição, os candidatos podem concorrer a vários cargos dentro da mesma área de atuação. Além disso, o certame terá provas específicas para oito blocos temáticos para candidatos de níveis de escolaridade superior e médio/técnico.

Quais são os 8 blocos temáticos (área de atuação):

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.