Governo divulga locais de prova do ‘Enem dos concursos’; saiba como acessar
Natal, RN 26 de mai 2024

Governo divulga locais de prova do 'Enem dos concursos'; saiba como acessar

25 de abril de 2024
3min
Governo divulga locais de prova do 'Enem dos concursos'; saiba como acessar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou, nesta quinta-feira (25), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O documento traz, entre outras informações, local de prova, número de inscrição, data, hora das provas em 5 de maio e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, caso solicitado previamente.

O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal do governo federal, o Gov.br .

As inscritos foram distribuídas em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição. No Rio Grande do Norte, mais de 42 mil inscritos estão divididos em quatro municípios, são eles: Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim.

A capital Natal é a cidade com mais inscritos no RN, sendo também o 16° município, das vinte cidades com mais inscritos no país, com 28.447 candidatos do total de 42.967 do estado. Em seguida vem Mossoró com 7.414; seguido de Parnamirim, com 4.302; e, por último, Caicó, com 2.804.

Para a realização do "Enem dos Concursos", as cidades selecionadas precisavam ter mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do certame , as provas serão aplicadas em cidades próximas. No Nordeste, os candidatos vão realizar a prova em 61 municípios, sendo quatro deles no Rio Grande do Norte. O objetivo, segundo o Ministério de Gestão, é para que os candidatos possam fazer as provas mais perto de suas casas.

Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia das prova do chamado Enem dos Concursos, junto com o documento de identidade original com foto, conforme mencionado no edital. Não serão aceitas cópias – mesmo que autenticadas.

>> Clique aqui e saiba o que o candidato pode e não pode levar no dia do exame.

Os portões serão abertos aos candidatos às 7h30 (horário de Brasília), para as provas do período matutino. Já no período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília).

>> Clique aqui e confira mais informações sobre os horários e tempo de duração das provas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.