Inscrições para o Concurso Unificado vão até essa sexta-feira (9)
Natal, RN 23 de fev 2024

Inscrições para o Concurso Unificado vão até essa sexta-feira (9)

7 de fevereiro de 2024
3min
Inscrições para o Concurso Unificado vão até essa sexta-feira (9)
Foto: Arte da Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de Enem dos Concursos, podem ser feitas até a sexta-feira (9) e custa R$ 60 para os cargos de nível médio e R$ 90 para os de nível superior. Do total das 6.640 vagas distribuídas para 21 órgãos federais, 1.875 são voltadas para pessoas com formação superior em qualquer área de conhecimento.

Todas as informações sobre o concurso podem ser conferidas no portal gov.br/concursonacional

Também existem cargos que descrevem uma especialidade, mas não exigem diploma específico, como as 300 vagas para analista em tecnologia da informação no Ministério da Gestão, e 900 para auditor fiscal do trabalho. 

De acordo com o professor Francisco Antônio Coelho Júnior, do Departamento de Administração da Universidade de Brasília, em entrevista para a Agência Brasil, existem oito blocos temáticos para o CNU. Então, o primeiro passo é escolher o bloco temático.

“O candidato escolhe um a partir do alinhamento com o que interessa, com o que o motiva, de possibilidades de organizações na área de gestão governamental e administração pública. Até um bloco para nível intermediário, não precisa ser um nível superior, há um bloco ambiental, um de qualidade de vida e saúde do servidor, por exemplo”. 

As atribuições de cada função estão descritas nos editais. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, em entrevista ao programa Bom dia, Ministra, do Canal Gov, explica que o processo de aprendizado é contínuo a partir do momento em que o aprovado é convocado para assumir a vaga. 

A ministra também destaca que o formato unificado permite que pessoas de todo o país concorram às vagas, já que as provas serão aplicadas em 220 cidades de todos os estados, possibilitando maior diversidade na contratação dos servidores públicos.   

Aqui, veja quais são as quatro cidades do Rio Grande do Norte onde haverá provas

Com informações da Agência Brasil e Governo Federal

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.