Curta potiguar é selecionado para Festival de Cinema Negro
Natal, RN 24 de mai 2024

Curta potiguar é selecionado para Festival de Cinema Negro

6 de abril de 2024
4min
Curta potiguar é selecionado para Festival de Cinema Negro
Curta foi produzido na periferia e feito por pessoas de periferia | Foto: Auana Câmara

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O curta-metragem “Felis”, produzido na periferia de Natal e com autoria de Jane Gomes, que também assume a direção ao lado de Caio Medeiros, foi selecionado para a 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba. O festival, que reúne filmes nacionais e estrangeiros, vai acontecer entre os dias 8 e 27 de abril, no formato híbrido com encontros virtuais e presencialmente em Salvador, na Bahia e São Paulo. 

O filme estreou no dia 2 de fevereiro, no Espaço Pop, localizado na Rua João XXIII, no bairro Mãe Luiza e foi exibido no Cine Passa a Visão, um evento produzido pela produtora de mesmo nome, que busca protagonizar a periferia potiguar. 

O filme conta a história de Janaína, uma jovem repórter, que após uma perda gestacional, volta pra casa e, junto com a mãe, passa a cuidar da avó, que recebeu o diagnóstico de Alzheimer. “Felis” aborda, paralelamente, o drama que recai sobre as mulheres e as responsabilidades pelo cuidado dos parentes que adoecem.

foto: cedida

Curta Felis

O Felis com ‘s” no final é o diminutivo do nome da personagem principal, Felismina, moradora do bairro de Mãe Luíza. A trama, que é baseada na história real da avó da diretora, conta com mistérios e descobertas sobre o passado da família. “Espero que as pessoas que assistirem possam se sentir afetadas de muitas formas pela história dessas três mulheres, que também é a história de muitas brasileiras negras anônimas.”, destaca Jane Gomes, roteirista e diretora do curta. 

“Ficamos todos da equipe muito felizes! Particularmente me sinto bastante feliz, principalmente por ser um festival de cinema negro, na cidade mais negra do mundo fora do continente africano.”, completou.

O curta, que foi gravado em apenas três dias para conseguir dar conta dos custos com diárias e locações tem uma equipe formada por 20 pessoas, com gente de São Gonçalo do Amarante, Extremoz,  Zona Norte, Quintas, Alecrim, Vila de Ponta Negra, além de Mãe Luíza, onde mora a avó que é personagem do curta. Caio Medeiros, que assume a direção do curta, comenta: “Uma equipe muito boa no que se propõe. Além de que, 90% da equipe é de pessoas pretas. Foi muito significativo.”. 

O curta-metragem foi realizado através de Seleção Pública Cine Natal de 2022, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

Festival já exibiu mais de 200 filmes 

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) é um festival internacional que tem como objetivo ampliar os espaços de acesso a obras cinematográficas de iniciativa de pessoas negras e afro-indigenas. Com o tema “Cinemas em Movimento: Memória nas Telas”, a programação contará com mais de 60 obras de cineastas de diferentes países, abordando a diáspora africana. 

A Mostra, que já exibiu mais de 200 filmes, para cerca de 30.000 pessoas em formato online e presencial nos últimos 7 anos, acontecerá de forma híbrida e terá ações virtuais para todo país e presenciais nos bairros populares e periféricos de Salvador. Além disso, também haverá açãos na cidade de São Paulo.

Quem comanda o projeto são mulheres negras e atuantes de áreas da cadeia produtiva cinematográfica. Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amor Divino são as coordenadoras do Festival. A ação é realizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio da Dow Brasil e realização do Ministério da Cultura e Rosários Produções Artísticas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.